Cinco motivos para ler "A Troca"

 


Quem me acompanha aqui sabe que um dos meus livros favoritos do ano passado foi Teto para dois, da Beth O’leary (resenha aqui). Esse livro me surpreendeu muito e é claro que quando soube que a Intrínseca iria publicar um novo livro da autora já fiquei imediatamente curiosa.

A Troca foi publicado no ano passado e eu li agora em janeiro. Então, além de uma resenha que saiu lá no instagram (confira aqui), resolvi postar uma lista com motivos para ler esse lançamento.

Então, está procurando uma razão para ler A Troca? Aqui vão cinco:

 

As protagonistas são avó e neta:

Se você está esperando um romance clichê, já pode mudar suas expectativas. Em A Troca, vamos acompanhar a história de uma avó e uma neta que decidem trocar de lugar. Leena, a neta, precisa se afastar do trabalho por um tempo e tentar colocar a vida nos trilhos novamente. Já Eileen, a avó, foi abandonada pelo marido e agora que viver a aventura que sempre sonhou em Londres e, quem sabe, encontrar um novo amor.

As duas vão trocar de um lugar e, enquanto Eileen redescobre seus sonhos na vibrante capital inglesa e se arrisca em sites de relacionamento, Leena se muda para a cidadezinha onde sua avó vivia e tenta se adaptar à vida no interior. As duas vão se redescobrir em suas aventuras e aprender muito uma sobre a outra.

Claro que as duas vão encontrar romances no meio do caminho, mas o foco do livro é mesmo essa jornada delas para se reencontrar e as relações familiares entre elas e Marian, filha de Eileen e mãe da Leena.

 

Temas importantes

A Troca é uma leitura leve, divertida e cativante, com muitos momentos fofos, mas assim, como aconteceu em Teto para dois, também aborda temas muito importantes. Aqui Beth O’Leary fala sobre luto, perda, depressão e as dificuldades que encontramos ao tentar seguir em frente.

Tanto Eileen quanto Leena sofreram perdas que abalaram suas vidas e fizeram com que elas se perdessem de quem realmente eram. Então, a autora mostra como esse processo de superar os traumas e o luto é difícil, mas necessário. São temas dolorosos, mas que ela soube abordar com muita delicadeza e trazendo mensagens muito bonitas.

 

Leitura fluida

Quando li Teto para dois, uma das coisas que me surpreendeu foi o quanto a leitura fluiu bem. Beth O’Leary tem uma escrita tão leve e envolvente que a gente não sente o tempo passar, mesmo que a trama seja mais cadenciada e sem grandes acontecimentos na maior parte do tempo. E o mesmo aconteceu com A Troca e a leitura fluiu muito bem.

Confesso que esse livro demorou um pouco para me conquistar do que Teto para dois e acho que ele poderia ser um pouco menor, mas mesmo assim eu não senti a leitura arrastada ou cansativa em momento algum. As personagens são tão cativantes, que à medida que passei a conhece-las melhor e fui me envolvendo mais com seus dramas, ficava cada vez mais curiosa para saber o que aconteceria a seguir. E o resultado foi que eu simplesmente não sentia o tempo passar enquanto lia.

 

Clima de cidade do interior e cidade grande ao mesmo tempo

Não sei vocês, mas eu amo histórias ambientadas em cidades pequenas, onde todo mundo se conhece e os vizinhos vivem interferindo na vida uns dos outros. E, em A Troca, Beth O’Leary fez com que eu me sentisse exatamente assim enquanto acompanhava a vida da Leena na casa da avó. Amei ver como ela foi perdendo seus preconceitos, conhecendo as pessoas que viviam ali e criando vínculos com cada um deles.

Por outro lado, foi incrível acompanhar as aventuras da Eileen em Londres. A autora mostrou um outro lado da cidade, sem focar tanto nos metrôs e pontos turísticos (embora eles apareçam, claro), mas retratando a vida comum nos bairros e como muitas vezes as pessoas se sentem solitárias vivendo em metrópoles. Foi uma perspectiva muito interessante e adorei ver como a autora trouxe essas duas ambientações tão diferentes e sem menosprezar nenhuma delas.

 

Vai virar filme

Os direitos de adaptação de A Troca foram comprados e, em breve, a história de Eileen e Leena deverá virar filme. Beth O’Leary será a produtora executiva junto com Rachel Brosnahan, que também atuará no filme fazendo o papel da Leena. Para quem não conhece, a atriz já ganhou o Emmy e o Globo de Ouro por seu trabalho na série de comédia The Marvelous Mrs. Maisel. Eu amei a escolha e já estou ansiosa para ver o restante do elenco.

Então, para quem gosta de ler o livro antes de assistir à adaptação, é bom já correr para conferir A Troca. Esse livro tem tudo para se tornar um filme maravilhoso e com a autora participando como produtora executiva, acredito que será bastante fiel à obra original.

 

Agora quero saber: gostaram dos motivos que citei? Me contem aí nos comentários se vocês já leram A Troca ou se ficaram curiosos para ler também.

 

Autora: Beth O’Leary

Editora: Intrínseca

Tradução: Ana Rodrigues

Páginas: 352

Onde comprar: Amazon | Submarino

Sinopse:  “Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.”


7 comentários:

  1. Olá
    Eu daria muitos outros motivos para fazer a leitura desse livro. Fiquei encantada pela história, e gostei muito dos personagens e do enredo num modo geral. Teto para dois também foi uma leitura maravilhosa para mim. A autora é incrível demais!!!
    Beijos, Fê
    Modoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Tudo bem?
      Não faltam motivos para ler esse livro né? Eu amei muito. E a escrita da Beth O'Leary é sensacional, já quero mais livros dela hehe.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Ainda não tava sabendo desse lançamento, mas já ouvi falar de Um teto para dois. Fiquei interessada em A troca, especialmente porque eu amo a relação avó/neta, amo muito os velhinhos e leria, pois sinto saudade da minha avó, que faleceu ano passado. Legal saber que vai virar filme <3 Vou querer ver! Achei ótimos os assuntos abordados, eu gosto desse tipo de coisa, essa coisa mais "real", sabe? Acho que conversa profundamente com a gente. Adorei os motivos e adorei a dica, vou colocá-lo na wishlist! <3 Obrigada pelo post!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bem e você?
      Recomendo muito os dois livros da autora. Teto para dois é incrível e A Troca é muito lindo também.
      Sinto muito pela perda da sua avó! Mas a relação de avó e neta nesse livro é muito bonita e acredito que você pode gostar. Que bom que gostou do post e espero que goste do livro também.
      Beijos!

      Excluir
  3. Estou master curiosa pra ler este livro e Teto Para Dois também tem um lugar no meu coração, por isso minha expectativa está altíssima. Sei que vou gostar e será uma das minhas próximas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Nossa o pessoal do bookstagram tem panfletado tanto ''teto para dois'' que eu ainda me questiono como não o li, rs.
    Quanto A Troca, eu já havia visto a capa desse livro algumas vezes, mas não sabia sobre o que se tratava. Gostei de conhecer a obra um pouco mais e saber o que encontrarei no livro, quem sabe o lerei no futuro ^^

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu!!

    Adorei se post, tinha ouvido falar desse livro mas nem sabia a premissa dele e agora estou louco para ler ele!! De certa forma me lembrou um uma comedia romântica natalina com a Cameron Diaz que eu vi!! Mas ainda quero ler Teto Para Dois antes de ler esse!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras