Leituras que não vieram aí

 


Última semana do ano, é hora de fazer um balanço do ano. E, para começar, é preciso reconhecer que tem livros que não li e nem consigo ler em 2021 né? Então, vim falar sobre as leituras que não vieram aí.

 Eu tinha separado livros que estão parados há séculos aqui e eu precisava ler, mas esse ano foi um caos, com muitas coisas acontecendo e eu simplesmente não consegui ler tudo que queria. Então, chegou o meu momento de reconhecer a derrota e admitir que os encalhados vão continuar paradinhos na estante até 2022.

 

Rastros de Sangue – Jack, o Estripador

Apenas o primeiro volume estava na minha meta do ano, mas posso considerar a série toda nessa lista, porque tenho todos desde o ano passado e não li nenhum. Será que em 2022 vem aí? Espero que sim.

Onde comprar: Amazon

Sinopse: Audrey Rose não é a típica donzela inglesa do século XIX. Quando ninguém está vendo, a jovem realiza autópsias no laboratório de seu tio, contrariando a vontade de seu pai e todas as expectativas da sociedade. Ela pode não saber fazer um penteado elaborado, mas faz uma incisão em Y num cadáver como ninguém.Seus estudos em medicina forense a levam na trilha do misterioso Jack, cujos assassinatos brutais derivados de uma terrível sede de sangue amedrontam a cidade. E Audrey Rose, empoderada desde o berço, quer fazer justiça às vítimas - mulheres sem voz e marginalizadas por uma sociedade extremamente sexista.Na companhia de Tomas Cresswell, o aprendiz convencido e irritante de seu tio, ela decide seguir seus instintos e os rastros de sangue do notório assassino. Afinal, nenhum homem foi capaz de descobrir sua identidade. Esse é um trabalho para uma mulher.

 

O ceifador

Eu estou falando que vou ler esse livro desde 2018 (ou antes), tenho a trilogia toda e sigo me fazendo de planta, porque até hoje nada de ler. Não foi dessa vez que ele foi desencalhado, mas vai entrar na meta do ano que vem.

Onde comprar: Amazon

Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a "arte" da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão - ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco.

 

A quinta estação

Em minha defesa, esse eu comecei a ler. Mas muitas coisas aconteceram e precisei deixar pra depois. Para o ano que vem, quero ler não apenas esse, mas outros livros que tenho da autora aqui.

Onde comprar: Amazon

Sinopse: “É ASSIM QUE O MUNDO TERMINA. PELA ÚLTIMA VEZ. Três coisas terríveis acontecem em um único dia: Essun volta para casa e descobre que seu marido assassinou brutalmente o próprio filho e sequestrou sua filha. Sanze, o poderoso império cujas inovações têm sido o fundamento da civilização por mais de mil anos, colapsa frente à destruição de sua maior cidade pelas mãos de um homem louco e vingativo. E, no coração do único continente, uma grande fenda vermelha foi aberta e expele cinzas capazes de escurecer o céu e apagar o sol por anos. Ou séculos. Mas esta é a Quietude, lugar há muito acostumado à catástrofe, onde os orogenes - aqueles que empunham o poder da terra como uma arma - são mais temidos do que a longa e fria noite. E onde não há compaixão.”

 

Uma união extraordinária


Eu queria muito ter lido esse, porque só vi elogios maravilhosos. Porém, 2021 teve muito romance de época para pouco eu, foi impossível acompanhar tudo.

Onde comprar: Amazon

Sinopse: “A Guerra da Secessão está em seus momentos iniciais no país. A União, formada pelos estados do Norte e liderada pelo presidente Lincoln, é a favor da abolição da escravatura. A Confederação, composta por estados do Sul, busca se separar dos Estados Unidos a fim de manter o sistema escravocrata. Elle Burns é uma ex-escravizada que vive em relativa paz com sua família no Norte. Mas ela também tem uma determinação de ferro e uma memória fotográfica, então, quando a guerra eclode, ela se torna uma agente da Liga da Lealdade, sabendo que pode ajudar a Causa. Malcolm McCall é um dos melhores detetives do Serviço Secreto de Pinkerton: já frustrou tentativas de assassinato ao presidente e se embrenhou em grupos rebeldes. Agora, está em Richmond se passando por um soldado do Sul, e precisa se aproximar de um senador confederado e sua família em busca de informações ― justamente a casa em que Elle está infiltrada como escravizada. Dois agentes secretos que compartilham uma causa em comum ― e uma atração inegável ―, Elle e Malcolm se unem para expor um plano que poderia mudar a guerra em favor da Confederação. Presos numa rede de intrigas, e tentando resistir a uma paixão proibida, os dois estão dispostos a arriscar tudo para preservar a União.”

 

A improbabilidade do amor

Eu nem lembro mais quando comprei esse livro, só sei que ele está na minha meta há anos e nunca consigo. Não foi em 2021, mas um dia dá certo.

Onde comprar: Amazon

Sinopse: “Quando Annie McDee encontra um quadro sujo em um obscuro brechó, ela não tinha ideia do que descobriu. Chef talentosa, mas falida, Annie cedeu ao impulso e gastou as últimas libras que tinha no bolso em um presente para um homem que mal conhecia. Enquanto se debate com a solidão de um coração partido e a falta de perspectiva, ela está longe de imaginar as repercussões de sua pequena extravagância: singelamente pendurada em sua casa está agora uma obra-prima. De repente, Annie se vê sugada pelo tumultuado mundo das artes de Londres, povoado por socialites, oligarcas russos, leiloeiros desesperados e comerciantes sem escrúpulos, todos planejando colocar as mãos em sua grande descoberta. Na tentativa de desvendar o passado da pintura, Annie descobrirá não apenas uma lista de antigos proprietários ilustres, mas alguns dos segredos mais sombrios da história europeia. E, quem sabe, se abrir novamente ao amor.”

 

Preciso confessar que essa não é a lista completa e tem outros livros que eu queria ter lido em 2021. Mas esses foram os que fiquei mais chateada por não ter lido e serão prioridade para mim no próximo ano. Já estou planejando as metas de 2022 e eles certamente estão entre elas.

Agora quero saber: qual livro você queria muito ler em 2021, mas vai ter que ficar para depois? Já leu algum dos que citei? Me contem aí nos comentários.


[Resenha] Assassin's Creed - Odyssey

 


Apesar de nunca ter sido muito ligada no universo dos games, já ouvi falar muito de Assassin’s Creed e dos livros inspirados nos jogos. E quando soube do lançamento de Assassin’s Creed: Odyssey senti que chegou o meu momento de conhecer esse universo. Afinal, como resistir a uma trama que combina ação, perigo e mistério e é ambientada na Grécia Antiga, em meio às disputas entre Atenas e Esparta? Não sei vocês, mas eu não consigo resistir.

Como nunca joguei Assassin’s Creed, nem assisti ao filme ou li os livros, escolhi esse livro totalmente sem saber o que esperar. E como é bom começar uma leitura sem expectativas!

Odyssey foi uma das minhas leituras mais recentes e meu primeiro contato com a escrita do autor Gordon Doherty. Então, hoje vim contar como foi essa experiência e o que achei desse universo de Assassin’s Creed



Autor: Gordon Doherty

Editora: Galera Record

Tradução: Rodrigo Tavares de Moraes Abreu

Páginas: 308

Classificação: +16 anos

Onde comprar: Amazon

Exemplar recebido de parceria com a editora

Sinopse: “Na novelização oficial do jogo Assassin’s Creed: Odyssey, Kassandra precisa se infiltrar na guerra entre Atenas e Esparta para matar o Lobo e ter todas as suas antigas dívidas pagas. Uma teia de conspirações ameaça a sua vida, mas, para sua sorte, a espada de um espartano nunca perde o fio. Grécia, século V a.C. Kassandra é uma mercenária de sangue espartano, condenada à morte pela família, e terminando sendo expulsa para o exílio. Agora, ela embarcará em uma jornada épica para se tornar uma heroína destemida e lendária – e descobrirá a verdade sobre sua misteriosa linhagem.Kassandra foi criada por seus pais para ser feroz e impassível, a criança espartana perfeita, destinada à grandeza. Mas quando uma terrível tragédia faz com que a garota seja exilada na ilha de Cefalônia, ela decide encontrar trabalho entre os mercenários, longe das restrições espartanas.Depois de muitos anos, Kassandra, vivendo à sombra de um tirano, ainda é atormentada por suas dívidas. Mas um estranho chega à ilha para lhe oferecer um acordo que parece solucionar seus problemas: basta assassinar o Lobo, um renomado general espartano, para que todas as suas dívidas sejam quitadas. A oferta parece simples, mas a tarefa está longe disso. E, para ter sucesso, Kassandra precisará se infiltrar na guerra entre Atenas e Esparta.Em Assassin’s Creed: Odyssey, a jornada de Kassandra a levará para trás das linhas inimigas e a colocará entre aliados duvidosos. Uma série de conspirações ameaça a sua vida, e ela precisará aniquilar os inimigos que a cercam para chegar à verdade. No entanto, para sua sorte, a lâmina de um espartano está sempre afiada.Com mais de 73 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, os jogos da franquia Assassin’s Creed são os mais bem-sucedidos da empresa francesa Ubisoft.”

 

Ambientado no século V a. C., Assassin’s Creed: Odyssey acompanha a jornada de Cassandra, uma mercenária espartana com um passado sombrio. Treinada para ser uma guerreira feroz, ela acabou sendo condenada por sua família e forçada a deixar sua terra ainda na infância. Anos depois, ela se tornou uma mercenária implacável que viu na sua nova missão uma chance de pagar suas dívidas e começar uma nova vida.

O que Kassandra não imaginava é que essa missão faria com que ela reencontrasse o passado que queria esquecer e a levaria a uma perigosa jornada. Tentando descobrir a verdade sobre sua misteriosa linhagem, ela se verá envolta em uma rede de conspirações que colocam a sua vida em risco.

 

Que leitura de tirar o fôlego! Eu confesso que, apesar de curiosa pela premissa, eu não imaginava ficar tão envolvida na leitura. Com um início para lá de impactante, eu já me vi envolvida nas primeiras páginas e a trama dinâmica garantiu que eu permanecesse assim até o final.

E cadê os fãs de protagonistas badass? Preparem-se porque vocês vão amar a Kassandra. Ela é inteligente, determinada e uma guerreira implacável, que me lembrou muito a Celaena de Trono de Vidro. Confesso que não concordo com todas as ações dela, afinal estamos falando de uma mercenária, mas ao mesmo tempo é uma personagem muito humana e consegui entender os motivos para que ela se tornasse o que se tornou.

Com relação à trama, apesar de não ser muito aprofundada, ela é muito instigante e realmente prende o leitor. Não apenas temos muitas cenas de ação, afinal é inspirado em um jogo de vídeo game, mas há todo o mistério que cerca a família da Kassandra e as conspirações que ela vai descobrindo. Com isso, eu fiquei muito envolvida na história e não conseguia parar de ler. ⠀⠀

Além disso, a ambientação na Grécia Antiga tornou a leitura muito interessante. Eu que sempre fui fascinada por esse período da história, amei às referências aos conflitos históricos e à cultura grega. Além disso, o autor escreveu de uma forma muito realista mostrando desde a brutalidade dos conflitos, até as diferenças culturais entre as cidades gregas e os costumes da época.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De um modo geral, Odyssey foi uma ótima surpresa e adorei esse meu primeiro contato com Assassin's Creed. A escrita direta do autor me conquistou, assim como a ambientação, e eu fiquei totalmente envolvida com essa trama repleta de ação e mistério. Então, para quem gosta dos jogos de vídeo game ou simplesmente está procurando uma leitura cheia de aventuras e com uma protagonista empoderada, é uma ótima opção. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E vocês, já conheciam o livro? Já leram algo desse universo ou jogaram esse jogo? Me contem aí nos comentários.


Indicações para quem ama filmes de Natal


Já estamos em dezembro e o Natal está logo ali. Não sei vocês, mas isso me assusta um pouco, porque eu não vi esse ano passar. Parece que eu estava fazendo metas outro dia e agora o ano já passou sem que eu fizessem nem metade do que tinha planejado. Talvez tenha batido um desespero quando pensei nisso, talvez. Mas tudo tem seu lado bom.

E, nesse caso, é que começou a temporada de filmes de Natal. Então, tem vários lançamentos chegando nos principais serviços de streaming, além de alguns títulos antigos que entram para o catálogo. Ou seja, chegou o meu momento de rever os meus favoritos e também de preparar a listinha com aqueles que eu pretendo assistir.

Pensando nisso, eu trouxe hoje alguns filmes de Natal que eu recomendo e outros que quero assistir nos próximos dias. Então, se você são como eu e amam filmes de Natal, já podem anotar as indicações e se preparar para uma maratona.

 


Filmes que eu já assisti

 

Claro que não poderia começar com outro que não o meu queridinho, O amor não tira férias. Eu amo assistir a esse filme em qualquer época do ano, mas no Natal ele se torna ainda mais especial. Além dele, não poderia faltar: Simplesmente amor, Enquanto você dormia e o clássico Esqueceram de mim.

Mas também incluí algumas descobertas um pouco mais recentes como Natal no Hotel Plaza, Christimas Wedding Planner e a série Dash e Lily, como bônus. E na lista vocês podem conferir onde assistir a cada um deles:


Netflix: O amor não tira férias, Christmas Wedding Planner, Dash e Lily

Prime Vídeo: Uma segunda chance para amar, Simplesmente amor e Natal no Hotel Plaza

Disney+: Enquanto você dormia e Esqueceram de mim




Filmes que eu quero assistir

 

E agora chegou meu momento de mostrar o que separei para assistir. Separei alguns lançamentos, mas também filmes que eu venho falando há séculos que quero ver e nunca consigo. Será que esse ano vem aí?

Entre os lançamentos, não vejo a hora de assistir Um match surpresa e Um menino chamado Natal. Além deles, tem três que não são de 2021 mas que só descobri recentemente: O trem do Natal, Um amor inesperado e 12 encontros antes do Natal. E os filmes que eu enrolo há séculos, mas quero assistir em breve: O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos e Os fantasmas de Scrooge.


Netflix: Um match surpresa, Um menino chamado Natal e Christmas Under Wraps

Prime Vídeo: O trem do Natal e Um amor inesperado

Disney+: O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos, Os fantasmas de Scrooge e 12 encontros antes do Natal


Agora quero saber o que vocês acham dos filmes de Natal: são do time que assiste todos que lançam ou dos que não gostam? Já assistiram alguns desse que citei? Me contem aí nos comentários e deixem outras indicações também. Vou amar conferir depois.


[Resenha] As vidas dos santos

 


No primeiro semestre desse ano, eu decidi ler a trilogia Grisha apenas porque estava curiosa para ver o Ben Barnes... digo, para assistir Shadow and Bone na Netflix. Mas, para minha surpresa, eu me vi completamente apaixonada pelo universo que a Leigh Bardugo criou e muito curiosa para ler as outras histórias dentro dele.

Por esse motivo, é claro que fiquei muito empolgada quando soube que a Planeta Minotauro iria publicar As Vidas dos Santos, aqui no Brasil. Para quem não conhece, esse livro é muito citado ao longo da trilogia Grisha e traz as histórias dos santos que fazem parte da cultura do Grishaverso.

Então, hoje eu vim comentar um pouquinho sobre o livro e contar o que achei dessa leitura. Já aviso que, quem não leu Sombra e Ossos e suas continuações, pode ler a resenha tranquilamente porque não tem spoilers. Porém, para quem se interessar e quiser ler As vidas dos santos, recomendo que leiam a trilogia antes para aproveitar melhor a leitura.

 


Como eu havia dito, As vidas dos santos é uma réplica do livro mencionado ao longo da trilogia Grisha. O livro, que é lido pela protagonista Alina, contém lendas que permeiam aquele universo. Nele, vamos conhecer os santos que fazem parte dessa cultura e a história de cada um deles.

Assim, o livro acaba sendo dividido em pequenos contos, cada um dedicado a um dos santos. Não vou falar sobre cada um deles separadamente porque, além de serem muitos, são tão curtinhos que eu poderia acabar dando algum spoiler. Mas, de modo geral, todos eles trazem histórias de sacrifício, heroísmo e coragem, mas também falam sobre as pessoas que queriam tomar o poder dos santos ou se aproveitar deles de alguma forma.

Confesso que gostei mais de alguns do que de outros, mas de um modo geral todos foram boas leituras. Para quem leu os demais livros desse universo, é interessante descobrir mais sobre santos que já haviam sido citados, bem como ver cidades e locais já conhecidos desse universo. Além disso, a autora traz mensagens e reflexões em todos eles, abordando vários temas como amor, fé, ambição, poder, etc, o que torna a leitura ainda mais interessante.  



A escrita da Leigh Bardugo é outro ponto forte, pois continua envolvente e dinâmica. Como as histórias são bem curtas, é fácil ir lendo um conto seguido do outro sem nem perceber; quando eu vi, já tinha terminado. E, mesmo que alguns deles tenham cenas bem impactantes e, de certa forma, brutais, em nenhum momento eu senti que a leitura se tornou pesada ou desconfortável demais. Foi tudo coerente com o universo que a autora criou e sem excessos.

E não posso deixar de mencionar a bela edição que a Planeta Minotauro preparou. O livro é em capa dura e muito similar ao exemplar lido pela Alina na série. Além disso, ele conta com ilustrações belíssimas, feitas especialmente para cada um dos contos. Confesso que meu coração de fã foi conquistado logo que meu exemplar chegou aqui e fiquei ainda mais encantada à medida que fui lendo.

De um modo geral, As vidas dos santos é uma leitura rápida e muito envolvente, que vai agradar aqueles que querem conhecer mais sobre o Grishaverso. Eu que já estava com saudades desse universo, amei poder retornar a ele e descobrir algumas de suas lendas. É um livro mais do que recomendado para os fãs da série e que pode ser uma ótima opção de presente agora no final do ano.

E vocês, já conheciam As vidas dos santos? Já leram a trilogia Grisha? Me contem aí nos comentários.



Autora: Leigh Bardugo

Tradução: Isadora Prospero

Editora: Planeta Minotauro

Páginas: 136

Onde comprar: Amazon

Exemplar recebido de parceria com a editora

Sinopse: Embarque em uma viagem para o Grishaverso, de Leigh Bardugo, com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos! Embarque em uma viagem para o Grishaverso com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos, o Istorii Sankt'ya, que já foi mencionado diversas vezes nos livros da série. Das mãos de Alina Starkov para as suas, As vidas dos santos é um livro mágico do Grishaverso, que contém a história dos santos que permeiam o a cultura do universo extraordinário criado por Bardugo. Esses contos incluem os milagres e martírios de Santos mais conhecidos como Sankta Lizabeta das Rosas e Sankt Ilya Acorrentado, até as histórias obscuras de Sankta Ursula, Sankta Maradi e o Santo sem Estrelas. Como foi visto na série original da Netflix Sombra e Ossos, esta coleção inclui ilustrações exuberantes feitas exclusivamente para cada uma das histórias.


Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras