[Resenha] Uma história de verão

Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido de parceria com a editora
Sinopse: “É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta depois de dois anos com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.”


Se você costuma seguir blogs e canais literários há mais tempo, com certeza, já deve conhecer a Pam Gonçalves. Eu acompanho o trabalho dela desde o tempo que ela mantinha o blog Garota It e continuo seguindo seu canal no YouTube (aqui), então, tinha muita curiosidade de conhecer o trabalho dela como escritora. Finalmente, a oportunidade surgiu quando recebi Uma história de verão, da Galera Record.
Nesse livro, a Pam conta a história de Analu, uma jovem que está prestes a começar a vida como universitárias, mas ainda pretende aproveitar o verão antes de iniciar essa nova fase de sua vida. Porém, não será tão simples assim. Para começar, Analu foi aprovada para o curso de Cinema, em São Paulo, porém, seus pais planejavam que ela fosse estudar Direito em uma universidade próxima. Esse pequeno ato de rebeldia vai abalar ainda mais sua relação com a família, que já não é das melhores.
Para quem olha de fora, a vida deles pode até parecer perfeita, mas são apenas aparências. Os pais de Analu vivem um casamento de fachada, o irmão gêmeo dela está se tornando uma versão mais jovem do pai enquanto posa de filho modelo, e ela sofre com as constantes comparações com o irmão e as cobranças por não se encaixar no modelo esperado por sua família.
E, se não bastassem os problemas dentro de casa, Analu ainda precisa lidar com o retorno de Murilo, o cara que foi seu grande amor, mas que também mais a machucou. Ele está disposto a tudo para reconquistá-la, mas será que vale a pena se arriscar novamente? Em meio a um turbilhão de sentimentos, Analu vai tentar aproveitar as últimas férias com os amigos, em um lugar muito especial, antes de se despedir de todos para começar a faculdade.


Uma das coisas que mais gostei em Uma história de verão foi a facilidade com que me envolvi com a leitura. O livro já começa em um momento muito importante da vida da protagonista, a espera pelo resultado do ENEM, o que permite ao leitor se conectar rapidamente com ela e entender o momento que ela está passando. A partir daí, vamos entendo melhor o que esse resultado representava para ela e como isso poderia abalar muito mais do que o seu futuro profissional.
A Analu é uma protagonista muito real, que conquista a empatia do leitor desde o início. Gostei de ver o quanto ela foi corajosa ao escolher o seu sonho, ao invés de tentar se encaixar nas expectativas da família, e as inseguranças que ela tem em relação ao futuro e ao início de uma nova vida em outra cidade, longe dos amigos e de tudo que ela conheceu, são muito críveis e é fácil se identificar com ela. No entanto, o que mais gostei mesmo foi como a Pam abordou a relação de Analu com os pais e o irmão.
Fica claro desde o início que, por trás da fachada de perfeição, há muitos problemas naquela família. Os pais dela têm problema seríssimos dentro do casamento, mas escondem tudo em nome das aparências. O irmão gêmeo de Analu finge não perceber o que acontece e segue à risca o modelo do pai. Enquanto isso, todos ignoram o fato de que estão sufocando Analu com as constantes comparações com o irmão e as tentativas de tentar transformá-la em alguém que ela não é. Assim, é uma relação tão tóxica e hipócrita que torna totalmente compreensível a revolta que Analu sente.


No entanto, o foco do livro não é apenas a relação da Analu com a família e as inseguranças dela quanto à faculdade. Há espaço para o romance, com o contorno de um triângulo amoroso. De um lado, acompanhamos Analu se aproximando de Nicolas, um rapaz carismático e que rapidamente mexe com ela. Por outro, tem o Murilo ressurgindo do passado e querendo reconquistá-la.
A forma como a Pam desenvolveu a relação da Analu com o Murilo foi interessante e ajudou muito a compreender as ações da protagonista. Ao mesmo tempo em que ele tenta se reaproximar dela, vai sendo explicado o que aconteceu entre eles no passado e os motivos que Analu tinha para ter medo de se envolver novamente. Já o envolvimento dela com Nicolas me incomodou um pouco. Ele é um personagem muito cativante, mas não senti que tenha acrescentado muito na história e a relação deles foi tão abrupta que não me convenceu.
O desfecho foi outro aspecto que deixou um pouco a desejar. Gostei das decisões da Analu e senti que ela e alguns personagens amadureceram bastante durante o livro. No entanto, as últimas páginas me soaram tão banais, que me deixou com uma sensação de que faltava algo. Não é um final ruim, mas não acrescentou muito e preferia que o livro tivesse terminado algumas páginas antes.
Com relação à escrita da Pam, eu achei fluida e envolvente. A trama é muito simples, mas a empatia e a nostalgia que a leitura proporcionam acabam compensando. Ela acaba conquistando o leitor tanto pela identificação de quem viveu ou está vivendo essa fase de mudanças, quanto pela solidariedade que sentimos ao ver as situações vividas pela protagonista. Assim, apesar de alguns aspectos não terem me agradado tanto, gostei da leitura e quero acompanhar os trabalhos da Pam como escritora.


Não posso deixar de mencionar também o quanto essa edição está linda. Já na capa dá para ver o quanto a Galera Record caprichou, mas dentro do livro também há detalhes que mostram o cuidado da editora. Além disso, gostei da fonte utilizada e considerei o tamanho e espaçamento muito confortáveis para leitura.
De um modo geral, Uma história de verão é uma leitura leve e envolvente, que irá agradar quem procura uma trama mais simples e despretensiosa. É um livro daqueles que a gente começa a ler e só para quando termina e que combina com uma tarde quente de verão. Apesar das minhas ressalvas em relação ao final e ao romance, me diverti enquanto estava lendo e fui tocada pela história da Analu. Foi meu primeiro contato com um trabalho da Pam Gonçalvez como escrito, mas espero que venham muitos outros ainda. 

29 comentários:

  1. Gosto de livros que tem esta temática adolescente sabe, mas este eu teria que ver como seria porque depende muito do envolvimento da personagem apesar de você falar dos dramas e tudo o mais. Acho mega importante passar este tipo de informação em livros porque é realmente o que acontece e a capa é tão fofa e ao mesmo tempo tão significativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :) E que trouxeste a tua opinião.

    Que ótimo que a escrita e assim tao envolvente e fluida, e que a capa te agradou tanto! :) Fiquei curioso...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Malu, como vai?
    Estou querendo muito ler esse livro da Pam, gosto de livros nacionais e quero ler muitos esse ano. Assim, que tiver uma chance vou compra-lo, fico feliz que tenha gostado da leitura e feito essa resenha incrível.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Malu!

    Eu acompanhava a Pam na época do Garota It, depois soube do seu canal no Youtube, mas não sou muito de vídeos.rsrs Não consigo acompanhar. São raríssimos os canais que realmente sigo fielmente. Os outros eu só dou uma olhada de vez em quando. Eu sou mais das resenhas escritas.

    Imagino o quanto dá para se identificar com essa protagonista: vestibular, faculdade, problemas familiares, decepções amorosas... Muitos de nós já passaram por isso. Eu me lembro de como fiquei em frangalhos quando fiz o ENEM, anos atrás e o vestibular da UERJ. Também não esqueço que não tive a mesma coragem da Analu de cursar o que eu realmente queria (Letras) preferindo deixar que me convencessem a cursar algo que fosse mais "importante". Estou terminando a faculdade, é meu último ano, mas não deixo de pensar que abri mão do curso que eu amava e sonhava em fazer. Gosto muito do que estudo, todavia, fica aquele sentimento, sabe? Mas ainda cursarei Letras! Por puro prazer. :D

    Talvez um dia eu dê uma chance para essa história. Não gosto muito quando o final deixa a desejar, mas sempre apreciei a escrita da Pam como blogueira e imagino que ela deve ter se tornado uma escritora incrível.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o primeiro livro da Pam e confesso que fiquei tão decepcionada que nem me interessei muito por este. Acho que por ter uma história mais leve, talvez eu venha gostar mais.
    Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  6. Olá,é um pouco frustante quando o final do livro deixa a desejar, principalmente quando vc gosta da história como parece ser o seu caso. Mas faz parte da vida do leitor, não é? Amei a resenha, e as fotos estão maravilhosas. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Quero muito ler esse livro, que parece ser muito bom, é uma pena que o final deixe a desejar. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Não lembrava que esta obra era da Pam. Acompanho já há algum tempo o canal dela. Gosto muito do trabalho dela, embora ainda não conheça seu estilo de escrita. Agradeço por me lembrar dessa obra.

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Já tinha lido a resenha desse livro em outros blogs e já tinha me interessado na história para ler entre um livro e outro , ou após uma leitura mais pesada, e após ler sua resenha ainda mantenho minha opinião.
    Adorei as fotos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia a autora embora eu nunca tenha lido algo dela.
    Não sou muito fã da temática adolescente mas gostei bastante de conhecer um pouco mais da obra aqui no seu blog!
    Adorei a resenha!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto bastante da Pam e estou curiosa com esse livro dela, acho a capa linda e a história me parece ser bem agradável de ser ler, uma leitura levinha às vezes é bom.

    ResponderExcluir
  12. fico feliz que tenha curtido a leitura.. eu conheço o canal da autora mas nao acompanho, por termos gostos literários bem distintos... quanto ao livro, não é do meu estilo preferido, então... dessa vez passo a dica..
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?
    Realmente a história é muito fácil de se envolver, mas eu não gostei que temas tão interessantes ficaram de lado com o romance entre os dois. Fiquei um pouco desapontada com a leitura. E também não me convenci muito com essa relação dos dois. Estava torcendo por Analu, seguir seu sonho, apesar dos pais, ser independente, morar sozinha, conhecer pessoas novas e deixar o passado para trás. Mas ela não fez nada disso, ficou presa em um relacionamento que não funcionou.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Malu! Achei bem interessante a premissa desse livro, é algo bem diferente do que vemos por aí, ainda mais em literatura nacional. Uma pena que o final deixou a desejar, mas mesmo assim eu penso em ler essa história.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Olá Malu! Nem preciso dizer que as fotos estão um arraso né! Esse livro vivo ouvindo uma amiga falando que é muito bom mas nunca tinha me interessado de fato! É bem bacana saber que o tipo de escrita da autora é tão fluida e já te permite uma imersão na estória logo no começo <3 (amo livros assim).. Com certeza tentarei ler esse livro <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  16. Olá, a capa desse livro é um amor. Eu tenho vontade de ler ele, pois gosto de histórias ambientadas no verão e que tenham personagens com a idade da protagonista. Me parece que a obra aborda temas bem pertinentes para os jovens.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da Pam. Já li algumas resenhas e parece que a história demonstra uma sensibilidade que nos envolve em toda a trama, como fã de temas juvenil já estou com boas expectativas para conhecer essa leitura. A capa é bem amorzinho com esses tons pasteis.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Até hoje só li um conto da Pam (daquele livro com outros YouTubers) e gostei bastante. Estava amando a descrição desse livro até que você falou do triângulo amoroso (algo que me incomoda horrores, principalmente quando não convence) e do final que não foi o ideal. Acho que por enquanto vou ficar só com o que já li dela mesmo, e esperar um novo livro que me agrade mais.

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem?
    Acompanho a Pam e adoro, ainda não tive oportunidade de ler suas histórias, mas ela é uma menina muito doce. Sempre empatica e solidária, então, é possível suas características mais marcantes na história. Amei a resenha e me deu ainda mais vontade de ler! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiii tudo bem??

    Tenho esse livro na minha estante, mas ainda não tinha animado a ler, nem a lido nada sobre ele.
    Ganhei de presente de natal.
    Adorei a resenha e me animei a fazer leitura, como um livro leve, entre leituras pesadas, curador de ressaca.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  21. Oiiii,

    Admito q eu fico com um pé atrás com obras de YouTubers, já ouvi muitas coisas sobre o livro da Pam umas boas e outras com ressalvas como a sua e pra ser bem honesta por mais coisas positivas que tenha a obra eu não consigo me convencer a ler. Se algum dia eu mudar de opinião vou pegar ele para conferir.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Eu nunca li um livro de youtuber, acredita? Mas esse parece ser uma graça, eu achi que leria sim se tivesse a chance. Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Malu, tudo bem?

    Eu ainda tenho um certo preconceito em livros escritos por ícones do mundo do Youtube, então provavelmente essa não vá ser uma leitura proveitosa e prazerosa para mim. Acho que se tem pontos soltos, o livro é puramente comercial, sem passar algo realmente essencial para qualquer pessoa que o leia, e isso me incomodaria muito.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  24. Oiê!

    Gostei muito da sua resenha, recebi esse livro hoje e estou ansiosa pela leitura, mas confesso que não estou com as expectativas muito altas devido aos comentários que já vi sobre ele.
    Adoro a ideia dos problemas familiares e como a Pam leva a trama para uma pegada diferente do que costumamos ler.
    Suas fotos ficaram lindas.

    Um super beijo,
    Barb.
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?
    Li recentemente amor nos tempos de like onde tem um conto da Pam e curti muito a escrita dela, por isso adorei a indicação de livro de hoje. Confesso que saber que tem um triângulo amoroso na trama me desanima muito pois não acho nem um pouco necessário, entretanto, curti essa abordagem familiar e a essa vida de aparências e por isso vou dar uma chance. Adorei sua resenha!! ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Apesar dos elogios, e as ressalvas que você também trouxe, nunca me interessei muito pelo livro da Pam. Sei da fama que tem, e os elogios que a cercam, no entanto é a sinopse que não me chama atenção mesmo. Que bom que você gostou e se divertiu. O livro teve sua proposta cumprida :D
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi oi querida!
    Adorei a resenha e amei ainda mais as fotos. Eu gosto de livros que são ambientados no verão, porque nos faz lembrar mais do Brasil (é o que eu acho). Os personagens foram muito bem construídos, e a Pam arrasou com o enredo da história ♥
    Eu já li várias resenhas desse livro, mas nenhuma delas eu soube de tantos detalhes como eu soube na sua.

    Beijoss.

    ResponderExcluir
  28. Oie
    poxa, que pena que certos pontos não foram tão bem mas é bom saber que Pam continua com a escrita tão envolvente como vi em Boa noite,m gosto muito da autora e to louca para ler esse livro

    beijnos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Malu ^^
    Faz alguns anos que acompanho a Pam pelo Youtube. Creio que cheguei a ler alguns post dela ainda na blogsfera mas me é muito vaga a lembrança.
    Gosto bastante da maneira como ela se expressa mesmo tendo um conhecido que diz que ela foi extremamente rude com ele. Em alguns momentos Pam parece ser tão focada em si que também me parece que a rudeza seja uma característica dela como pessoa, sabe. Mas saindo desse assunto...
    Não havia me aprofundado em saber sobre esse segundo livro dela pois o meu interesse supremo ainda continua em sua estreia intitulada BOA NOITE que tem toda uma trama traumatizante para trazer alerta a todos. Após ler as suas impressões a história da Analu só me parece ser uma clichê para ler enquanto se cura uma ressaca literária, mas percebo a importância que ele tem afim de trazer identificação no jovem leitor que com certeza se sentirá mais a vontade para embarcar em novas leituras após perceber que sua vida pessoal não será sempre um inferno, que ele pode escolher o curso superior que lhe agrada e que não deve seguir os moldes que seus pais lhe definiram ao nascer.
    Parabéns pela resenha e sinceridade em dizer aquilo que um leitor desatento ou mesmo quem não busca fazer uma autoreflexão da leitura deixaria passar.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras