[Resenha] Um veneno sombrio e sufocante


Olá, pessoal! Eu fiquei sumida aqui do blog por alguns dias, por motivos de saúde. Mas já melhorei e agora vou me dedicar a colocar os posts em dia, começando com a resenha de um livro que foi uma surpresa muito boa: Um veneno sombrio e sufocante, da Jessica Cluess.
Para quem não conhece, ele é a continuação de Uma sombra ardente e brilhante, que já tem resenha aqui. Eu gostei muito do primeiro livro, mas tinha sentido que faltou ação e a história demorou a me envolver. Já este segundo volume, tem tudo que eu senti falta no primeiro livro e mais um pouco. Fui surpreendida positivamente por essa leitura e agora vou poder contar para vocês os motivos que me levaram a gostar tanto deste livro (sem spoilers, claro!).
No entanto, fica aquele alerta de sempre: se você não leu Uma sombra ardente e brilhante, é melhor não ler esta resenha, pois ela contém informações importantes.


Autora: Jessica Cluess
Editora: Galera Record
Tradução: Carla Bitelli
Páginas: 322
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido de parceria com a editora
Sinopse: “Na emocionante sequência de Uma sombra ardente e brilhante, Henrietta tenta salvar seu amor, mas sua magia pode ser sua ruína. Henrietta Howel é a primeira mulher a se tornar uma Feiticeira em séculos. E, como tal, deve desempenhar seu papel dentro da Ordem para manter Rook seguro, seu melhor amigo e amor de infância. Mas será que ela pode realmente salvá-lo? O veneno impregnado em Rook está transformando-o em algo monstruoso conforme ele começa a dominar seus poderes sombrios. Correndo contra o tempo, Henrietta convence Blackwood, o misterioso conde de Sorrow-Fell, a viajar pela costa para procurar novas armas. E Magnus, corajoso e imprudente como sempre, se junta a eles na missão. Os três encontrarão monstros sanguinários e aliados poderosos em seu caminho e descobrirão a arma mais devastadora de todas: a verdade.”

Alguns meses após os eventos de Uma chama ardente e brilhante, Henrietta Howel segue sua vida como feiticeira após receber a comenda da rainha. Ela agora vive na casa dos Blackwood e tem trabalhado com os demais feiticeiros para proteger Londres, agora que o resguardo foi destruído. No entanto, os Ancestrais têm invadido conquistado cada vez mais espaço, levando destruição por toda a Inglaterra.
Enquanto tenta desempenhar seu papel na Ordem, Henrietta também procura uma forma de ajudar seu amigo e amor de infância, Rook. O veneno impregnado nele tem feito com que ele começasse a se transformar em algo perigoso, fazendo com que Henrietta temesse perder seu amado amigo para o monstro que vivia dentro dele. Assim, ela precisa correr contra o tempo para descobrir uma maneira de salvá-lo e também de vencer os Ancestrais e acabar com a guerra, por ela, por aqueles que ama e pela Inglaterra. 


Como é bom ler uma continuação que supera seu antecessor! Eu confesso que tive meus problemas com Uma sombra ardente e brilhante (resenha aqui), especialmente pelo ritmo mais lento durante boa parte da trama. Já em Um veneno sombrio e sufocante a autora trouxe uma trama que já envolve desde as primeiras páginas, com muita ação, mistério e revelações surpreendentes.
Nesse livro, que se passa alguns meses após o primeiro, não demoramos a perceber o clima de urgência da história. Os feiticeiros estão sofrendo cada vez mais baixas e os Ancestrais continuam levando destruição por onde passa. Além disso, há o perigo iminente para a protagonista, afinal, ela está sendo caçada pelo Ancestral mais poderoso, R’helm, e não faz ideia do que ele pode querer com ela. Deste modo, não foi nem um pouco difícil me envolver com a leitura. Os mistérios instigaram minha curiosidade e eu estava constantemente preocupada com o que iria acontecer a seguir.
Outro aspecto que gostei muito foi ver a evolução de Henrietta. No livro anterior, ela fez descobertas importantes sobre si mesma, mas ainda havia muito sobre seu passado que precisava ser revelado. Havia também a questão de que, apesar de ter recebido a comenda e se tornado uma feiticeira, a origem dela era maga. Assim, Henrietta carrega ao longo do livro vários questionamentos sobre quem era, seu lugar naquele mundo e sua verdadeira missão. No entanto, isso não fez com que ela se tornasse uma personagem fraca ou influenciável.
“Embora eu ficasse feliz de ver que eles estavam felizes, a culpa irritante retornava imediatamente. Eu não era a salvadora deles, mas fingia ser. E, agora que eu tinha a atenção de R’hlem, colocava cada pessoa à minha volta em perigo, um perigo do qual eu não poderia protegê-los.”
Pelo contrário, senti que a Henrietta nesse livro está muito mais forte e determinada do que no anterior. Por mais confusa que ela se sentisse em alguns momentos, ela sempre se guiava por seus princípios e sua lealdade àqueles que amava e ao país. Claro que ela não é perfeita e comete alguns erros ao longo do caminho, mas seu amadurecimento é evidente e foi impossível não torcer por essa protagonista do começo ao fim.
Com relação aos demais personagens, alguns do livro anterior ganharam mais destaque e desenvolvimento. Em especial, Blackwood, Rook e Magnus tiveram seus conflitos mais desenvolvidos e a autora conseguiu dar a eles uma complexidade que eu não esperava. No caso de Blackwood, isso foi mais evidente: ele é um personagem cheio de traumas e conflitos, estando longe de ser o herói perfeito que eu tinha imaginado no início.  No entanto, não pensem que isso me fez gostar menos dele. Eu amei a complexidade deste personagem e mal posso esperar para saber quais caminhos ele vai seguir no próximo livro.
“Pela primeira vez desde que o conheci, ele havia retirado o manto invisível de responsabilidade de seus ombros. (...) Ele parecia jovem e feliz. Mesmo que acabássemos na Torre, era um espetáculo digno de ser testemunhado.”
Mas, além dos que já conhecíamos, há novas adições na trama, com um destaque que não posso deixar de mencionar aqui: Maria, uma personagem que surgiu de maneira surpreendente na trama e que roubou a cena. Ela conquistou minha simpatia logo de cara por ser muito carismática e esperta, além de forte e corajosa, mas à medida que sua história foi sendo revelada eu passei a admirá-la ainda mais. É uma personagem com muitas camadas e que tenho certeza que terá um peso enorme na continuação.



Com relação à trama, como eu já disse, ela foi muito mais dinâmica do que a do primeiro. Logo no início já fica claro o clima de tensão que permeará a história e ao longo do livro não falta ação e acontecimentos importantes. Além disso, a autora preparou algumas revelações surpreendentes e que me deixaram de queixo caído. Confesso que eu não esperava o rumo que a história tomou e isso foi algo que gostei muito. A autora evitou seguir por um caminho previsível e agora estou aqui cheia de teorias para a continuação.
Destaque também para o romance, que ganhou um pouco mais de espaço. No livro anterior, a autora tinha deixado várias possibilidades em aberto e, agora, ela conseguiu deixar mais claros os sentimentos dos personagens. No entanto, para minha alegria, isso aconteceu de maneira natural na trama e não tirou o foco do que realmente importava. Além disso, a autora não optou por um caminho previsível, e confesso que ainda não tenho certeza de como esse romance irá se desenrolar na história, o que é ótimo. Tenho minha torcida, claro, mas acho impossível prever o que irá acontecer.
Quanto à edição, eu achei essa capa ainda mais bonita que a do livro anterior. Amei as cores e achei que combinaram perfeitamente com o clima mais sombrio deste volume. As páginas são amareladas e o tamanho da fonte é ótimo para leitura. A minha única ressalva é que achei a margem superior muito pequena e isso me incomodou um pouco. No entanto, é só um detalhe e não chegou a me atrapalhar enquanto lia.
Só me resta dizer, então, que Um veneno sombrio e sufocante não só conseguiu atendeu às minhas expectativas, como as superou. Ele conseguiu ser muito melhor do que seu antecessor e me conquistou de uma maneira que eu não esperava. Jéssica Cluess construiu um universo rico e repleto de personagens interessantes, com uma trama bem desenvolvida e que segue por um caminho surpreendente. Terminei a leitura muito empolgada com tudo que li e cheia de teorias para a continuação. Preciso desse terceiro livro para ontem!
E vocês, já leram Um veneno sombrio e sufocante? Me contem aí nos comentários se já conhecem essa história e se, assim como eu, estão desesperados para ler o terceiro livro.

20 comentários:

  1. Que capa mais maravilhosa!!! 😱
    São. Uito bonitas e chamativas. A história também chama a atenção. Fico feliz que a experiência dessa leitura tenha trago maior satisfação, com mais ação aos acontecimentos.
    Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Quero começar falando que achei linda a capa e o título do livro..
    Fiquei encantada.
    Adorei saber que o livro trata-se de uma feiticeira, sou apaixonada por bruxas e adoro quando o livro retrata elas.
    Uma continuação que supera o primeiro livro, certamente nos deixa animados com a leitura.
    Quero ler ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que felicidade saber que esse segundo livro é tão bom e superou suas expectativas. Estou com ele a minha lista de leituras e depois dessa resenha fiquei ainda mais animada para conhecer mais de todas as reviravoltas da trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Que bom que está melhor e ainda vem com tudo trazendo um livro que eu não conhecia, mas que já quero ler. Não li o livro anterior, mas fico satisfeita em ver que esse segundo volume veio com tudo que o anterior não tinha, sem dizer que quero descobrir como essa Maria roubou a cena, de igual modo tem essas revelações surpreendentes que eu adoro, então eu preciso conferir esses livros. Ótima sugestão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Adorei a premissa, e fotos ficaram lindas! Não conhecia a autora, mais acho que preciso ler o primeiro, que bom que voltou e já está melhor, em breve volto aqui para ver o blog e novos posts, bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Malu!
    Espero que você esteja melhor! Ainda não li os livros dessa série, mas tudo nela me atrai, desde as capas maravilhosas até essa trama que envolve magia e poderes sombrios. Já estava interessada em fazer essa leitura, e daí vem sua resenha dizendo que o segundo livro da série é ainda melhor que o primeiro! Agora é que não vou deixar de ler mesmo! hahahaha Também fiquei curiosa em conhecer os personagens mencionados por você, pricipalmente Henrietta e Maria. Beijos! Obs: Amei as fotos do post. <3

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca fui fã de continuações, principalmente as que demoram uma infinidade para ser lançadas no Brasil, mas adoro os livros 2, eles raramente nos decepcionam. Gostei das resenhas do livro 1 e 2, parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Malu! Que bom que você melhorou, faço votos pra que melhore cada vez mais! Eu já tinha lido a sinopse do primeiro e gostei bastante, e agora saber que a continuação foi tão boa e que a dinâmica está bem mais presente, é um estímulo para iniciar a leitura. Os personagens mais bem desenvolvidos e evoluídos com certeza agrada. Ler que uma continuação superou as expectativas é muito gostoso!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu acho gratificante quando a continuação supera o antecessor, vale pela leitura e a depender do caso, da demora pela continuação. Deixei de ler livros com continuação por um tempo, ano passado só li 1 e me arrependi pq não tenho a continuação, mas gostei de sua indicação e a capa é show

    ResponderExcluir
  10. eu sei bem esse sentimento de achar o segundo melhor que o primeiro, passei por isso kkk.
    eu sinceramente meio que nao leio mais continuações justamente pela demora das continuaçoes

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li o primeiro livro, mas está aqui na fila. kkkk Acho essas capas muito lindas! E todas resenhas que eu leio elogiam muito, que bom saber que esse segundo volume excede as expectativas.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas agora fiquei bem curioso em saber dessas histórias. Anotei a dica, pois meu interesse está enorme para com eles.

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não li o primeiro livro mas li a resenha do segundo mesmo assim, rsrs. Que bom saber que ele conseguiu superar o primeiro volume e corrigir algumas coisas que havia lhe desagradado no anterior. Gosto de histórias que carregam essa tensão e fiquei curiosa para ler essa.

    ResponderExcluir
  14. Às vezes é bom não desistir de uma série mesmo quando o primeiro volume não é tão bom quanto desejávamos e este livro é a prova disso!

    Fico muito feliz pelo ritmo ter sido mais agradável, envolvente e por este segundo volume ter superado tanto o primeiro. Também é muito bom saber que a protagonista evoluiu, que conseguiu amadurecer ao longo da história.

    Personagens complexos conseguem me instigar e gosto de tentar desvendá-los.rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou louca para ler essa trilogia, mas como não sou grande fã de fantasia vivo relutando em pegar o livro...Quanto a sua resenha, eu sinplesmente adorei, fico feliz do ritmo da leitura ter melhorado, e mais feliz ainda por você não ter abandonado a serie e ter gostado do segundo livro

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Li a resenha por cima porque ainda pretendo ler Uma sombra ardente e brilhante. Fiquei muito feliz que este enredo apresente tudo o que faltou no outro, fazendo com que a trama tenha se tornado mais dinâmica e que o romance tenha começado a ganhar um pouco mais de espaço. Mal posso esperar para conferir os livros! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Malu!
    Acredita que eu não conhecia essa série? Nunca tinha ouvido falar de algum dos dois livros e não soube do lançamento desse.
    Me parece que é uma história de fantasia e apesar de gostar muito do gênero, ultimamente estou lendo bem pouco do estilo.
    Passarei a dica dessa vez.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Ola Malu, tudo bem?

    Confesso para ti que não sou uma pessoa muito adepta do genero fantasia, mas amo muito historias de feiticeiros. Não conhecia essa série, mas fiquei muito curiosa com a premissa da mesma. É muito bom quando um livro supera seu antecessor e espero realmente que o próximo seja ainda melhor

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Malu!!!
    Eu não sabia dos livros e bem mesmo com seu alerta ali em cima me aventurei na resenha mesmo arriscando spoiler. Claro que fiquei confusa com algumas coisas por não conhecer o primeiro livro, mas tudo bem...
    Eu fico feliz que a autora não seguiu os caminhos previsíveis da história e isso teve uma boa repercussão para ti. Além disso, que bom que esse livro superou o primeiro às vezes tem continuação desnecessária mas vejo que essa foi bastante importante.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    amei a capa desse livros, tão linda e confesso que não conhecia. ando por fora das novidades literárias. Mas gostei de saber um pouquinho da história, mesmo sendo o segundo livro. Eu adoro quando sou surpreendida com as histórias, quando lia muitas séries, achava os livros seguintes, melhores que os primeiros, e parece que continua assim rs' irei dar um conferida na resenha do primeiro e quem sabe eu não venha a ler essa história! ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras