[Resenha] Algo maravilhoso


Olá, pessoal! Quem aí já detestou um livro, mas decidiu dar uma segunda chance para o autor ou autora assim mesmo? Eu passei por isso recentemente com a Judith MacNaught. Quem leu minha resenha sobre Agora e Sempre postada aqui, sabe que diversas coisas me incomodaram (e muito) naquele livro. Porém, mesmo assim resolvi dar uma chance e ler o segundo volume da trilogia, Algo maravilhoso.
Apesar de se tratar de uma trilogia, esse segundo livro não tem relação com o primeiro e pode ser lido de maneira independente. Esse foi o fator que mais me motivou a ler Algo maravilhoso, pois me ajudou a encarar como uma nova história e uma nova tentativa com a escrita da autora.

Será que valeu a pena fazer uma nova tentativa? Será que desta vez eu gostei da história escrita por Judith MacNaught? É isso que vou contar para vocês na resenha.

Autora: Judith MacNaught
Editora: Bertrand Brasil
Tradução: Carolina Simmer
Páginas: 406
Exemplar recebido de parceria com a editora
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Alex sabe que é diferente das outras garotas. Após a morte do pai, viu a situação financeira da família caminhar perigosamente rumo ao abismo, e coube a ela se tornar “o homem da casa”. Apesar das dificuldades, Alex ainda crê que alguma coisa extraordinária possa acontecer. No entanto, salvar a vida do belo Jordan Townsende, duque de Hawthorne e um famoso libertino, não estava em seus planos, assim como casar com a jovem que o livrara de uma bala no peito não estava nos de Jordan. O duque tem uma dívida com a srta. Lawrence... E ele nunca deixa de quitar seus débitos. Estabelecê-la em uma de suas propriedades, no interior, e, então, retornar a Londres e à cama de suas amantes parece ser o arranjo perfeito. Sua rotina não precisa ser abalada. Exceto que o espírito livre de Alex cativa Jordan, profunda e rapidamente. Um pouco tarde demais, o duque percebe que seu coração de pedra não é tão duro quanto imaginou, e sua esposa pode ser.”

Em Algo maravilhoso, a jovem Alexandra vivia feliz na propriedade do avô e sempre se empolgava com as visitas do pai, por menos frequentes que elas fosse. Era uma menina esperta, culta e muito inocente. Porém, quando o pai e o avô morrem, ela se vê com a responsabilidade de evitar que sua família vá para a ruína. Mas, mesmo assim, ela ainda sente que algo maravilhoso pode acontecer. E quando salva a vida de Jordan, o duque Hawthorne, essa sensação fica ainda mais forte.
Jordan não tinha nenhuma intenção de se casar, porém, tinha uma dívida com a Alex e, ciente da situação da família dela, decide se casar e mantê-la em uma de suas propriedades do campo. Afinal, ele precisaria se casar algum dia e por que não fazer isso com a jovem que salvou a sua vida e a quem poderia ajudar muito. Depois do casamento e de deixar a esposa em uma de suas propriedades, ele poderia voltar para Londres e suas amantes. O que ele não contava é que seria tão difícil deixa-la para trás.




Ah, vocês não fazem ideia do quanto fiquei feliz por ter lido esse livro. A leitura se mostrou envolvente desde a primeira página e os personagens não poderiam ser mais cativantes, especialmente a protagonista Alexandra. Ela possui uma ingenuidade e uma bondade cativantes. Em muitos sentidos, me lembrou a Pollyannna do clássico de Eleanor H. Porter. Mas o que a tornou ainda mais interessante é que vemos essa personagem evoluir ao longo do livro. Ela muito jovem e ingênua no início, mas se torna mais madura e determinada, sem se deixar enganar ou se submeter ao marido.
Aliás, esse para mim foi o ponto que senti mais diferença em relação ao primeiro livro. Enquanto no primeiro vi uma personagem forte que teve sua personalidade sufocada pelo “mocinho”, com Alexandra acontece o oposto. Ela se fortalece ao longo da trama, se tornando mais ciente dos seus direitos e do que realmente quer para sua vida. E, principalmente, ela não aceita levar a culpa pelas ações do marido.

Outro aspecto que eu amei foi o mocinho, Jordan. Tenho um novo crush! Ele tem seus defeitos, mas também é justo e cativante, sendo fácil perceber que o coração dele não é tão duro quanto parece. Não que Jordan não cometa erros ao longo do livro (nada grave como no primeiro livro), mas foi bom ver ele aprendendo com cada um deles e realmente se transformando. É um personagem cheio de camadas e que à medida em que vamos conhecendo melhor, é impossível não se encantar.



Com relação ao romance, gostei muito da forma como foi construído. Tudo acontece de maneira natural, com o relacionamento se transformando aos poucos e de maneira convincente. Foi um desenvolvimento que me permitiu realmente torcer pelo casal. Além disso, os obstáculos que eles enfrentaram foram convincentes e me deixaram realmente apreensiva.
E não pense que esse livro conta apenas com os protagonistas. Os personagens secundários também são carismáticos e me cativaram. Em especial, amei a avó do Jordan e o Tony, primo dele. Os dois foram ganhando espaço ao longo da trama e conquistaram meu coração. Inclusive, acho que o Tony merecia um livro só para ele.
As únicas ressalvas que tive com esse livro foram no começo e no final. Achei o início bastante confuso em relação a ordem cronológica dos acontecimentos. Alguns acontecimentos pareciam estar acontecendo na mesma época, mas tinham anos de diferença entre eles e isso me deixou confusa no começo. Além disso, eu preferia que o final tivesse sido um pouco mais aprofundado. Não que eu não tenha gostado de como o livro se encerrou, mas achei um tanto apressado e queria ter desfrutado um pouco mais.
No entanto, isso não tira os méritos do livro. Algo maravilhoso é um livro delicado, romântico e envolvente. Foi uma das leituras mais leves e cativantes que fiz esse ano e não poderia ter ficado mais feliz por decidir ler esse livro. Terminei com uma sensação gostosa no coração de alegria e encantamento. Foi realmente algo maravilhoso!

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Busca

Instagram

Twitter

Editoras Parceiras

Seguidores

Arquivos

Newsletter

Populares

Tecnologia do Blogger.