Encerrando 2019 e definindo as metas de 2020

6 de jan. de 2020


Olá, pessoal! Feliz Ano Novo para todos vocês! Que esse novo ano seja de muita paz, alegria, saúde, sucesso e, claro, livros maravilhosos. Demorei um pouco, mas aproveitei esses primeiros dias para fazer o planejamento, mas chegou a hora do primeiro post de 2020. Então, hoje vou fazer um balanço das minhas leituras de 2019 e comentar um pouco sobre as minhas metas para 2020.
Então, começando pelas leituras do ano que passou, vou usar as mesmas categorias que respondi no balanço de 2018. E, sem mais delongas, vamos às minhas respostas:

O melhor livro: Vou precisar roubar e citar três nessa categoria, porque não sei escolher entre eles. Para começar, Os noivos do inverno e sua continuação, Desaparecidos em luz da lua. Amei os dois igualmente e para quem quiser conferir os motivos, tem resenha deles aqui e aqui, respectivamente. E outro que foi uma leitura maravilhosa, que me deixou de queixo caído e querendo ler tudo que o autor publicar foi A paciente silenciosa, que também tem resenha aqui.
           
O pior livro: Novamente, não deu para escolher só um. Tem um empate entre Uma nova canção, da Sylvia Day (postei resenha no instagram, aqui) e Agora e sempre, da Judith McNaught. O primeiro foi um livro que não consegui gostar de absolutamente nada, a não ser o fato de que é uma leitura rápida. Já o segundo gostei de algumas coisas, mas ele traz tanta romantização de relacionamento abusivo que também não deu para engolir, como comentei na resenha aqui.
             
A maior surpresa: E, por incrível que pareça, a maior surpresa foi Algo maravilhoso. Como tive sérios problemas com Agora e sempre, chegando a considerar nem continuar a série, foi uma surpresa enorme quando me vi amando o segundo volume. Comentei na resenha aqui o quanto Algo maravilhoso me surpreendeu e foi uma leitura extremamente cativante.
           
A pior decepção: Nunca pensei que Colleen Hoover estaria nessa categoria, mas Um caso perdido foi o tombo do ano para mim. Não que ele seja o pior livro, mas é que nunca esperei não gostar de um livro da Colleen. Já tem resenha sobre ele aqui, por isso não vou explicar muito.
            Mas não posso deixar de mencionar outras duas grandes decepções: The girl from everywhere – O navio além do tempo e A ladra do demônio. Os dois são continuações de livros que eu amei (The girl from everywhere – O mapa do tempo e O último dos magos, respectivamente), por isso fiquei muito frustrada ao não gostar dessa leitura e incluí-las na lista de piores do ano.
             
O livro que mais me fez chorar: Apesar de ser super chorona, não foram muitos livros que me fizeram chorar em 2019. O único que consigo lembrar com certeza foi Uma curva do tempo, da Dani Atkins.
           
O livro que mais me fez rir: Também não foi um ano com muitos livros engraçados. O mais próximo que cheguei disso foi com Uma herdeira apaixonada, porque dei muitas risadas com algumas cenas do Sebastian.

Meu personagem favorito: A Ophélie, de Os noivos do inverno e Desaparecidos em luz da lua. Ela é uma personagem totalmente fora do padrão, com uma personalidade forte e que evoluiu muito nos dois livros.

O personagem mais irritante:  Um embuste chamado Jason, de Agora e Sempre.

Casal favorito: Essa categoria deu empate, porque não consigo escolher entre a Phoebe e o West, de Uma herdeira apaixonada, e os fofos Opélhie e Thorn de Os noivos do inverno. Ambos são casal maravilhosos.

O pior casal: Jason e Victoria de Agora e Sempre, seguidos de perto pela Teagan e o Garret de Um novo coração.

O melhor enredo: Não poderia ser outro que não A paciente silenciosa. Esse livro é um thriller sensacional, com um enredo bem construído e um final que me deixou em choque.

O pior enredo: Um novo coração, sem dúvida. Porém, preciso dizer que o enredo de A ladra do demônio foi tão monótono e com tantas coisas desnecessárias que mereceu uma menção (não muito) honrosa aqui.

O maior livro lido: Pelo segundo ano seguido, Reino de Cinzas (ano passado, li em inglês e também foi o maior do ano). Difícil competir com as 938 páginas desse livro né? Mas foi uma leitura incrível e que justifica cada página desse calhamaço.

O menor livro lido: Crônicas de Morrighan da Mary E. Pearson. Com apenas 128 páginas, esse livro conquistou meu coração e me ajudou a matar a saudade desse universo incrível.

Agora, falando sobre as metas de 2020, fiz uma lista com 12 livros que serão prioridade e algumas “diretrizes” para guiar minhas leituras desse ano. São elas:

- Ler mais livros em inglês
- Ler mais livros nacionais
- Ler mais clássicos
- Concluir algumas séries
- Sair mais da minha zona de conforto
- Desencalhar livros na estante

E foi com base nessas metas que defini 12 livros que pretendo ler em 2020. Não é necessariamente um livro por mês, mas será uma prioridade para mim terminar esses ainda nesse ano.
- Norte e Sul
- Uma tocha na escuridão
- A missão traiçoeira
- Illuminae
- Strange the dreamer
- Little women
- Anjo mecânico
- Dance of Thieves
- Os sete maridos de Evelyn Hugo
- O ceifador
- The wicked king
- Quando a noite cai.

Mas agora quero saber de vocês quais foram as melhores e piores leituras de 2019. Algum dos livros que citei? E me contem também quais são os planos para 2020 e se tem algum livro que querem muito ler esse ano.

20 comentários:

  1. Adorei o post... Alguns livros que citou estão na minha lista de desejados. Não sou muito de fazer metas... Só quero ler mais livros em geral, e mais livros clássicos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, eu adoro esses balanços literários do ano que passou, haha. Tenho bastante vontade de ler "Uma curva do tempo" e "A paciente silenciosa". E, menina, nunca imaginei que a Colleen podia decepcionar alguém, só vejo falarem bem dela, haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Tenho lido vários comentários dizendo que Uma nova canção contém uma história boa. Eu até estava interessada em lê-lo, mas vou dar prioridade para outros livros que estou desejando no momento. Agora as únicas metas que estou fazendo este ano são: Quero ler livros da Agatha Christie, ler alguns livros que estão encalhados na minha estante e ler os vários e-books que ganhei e comprei. Não vou ler todos, mas quero pelo menos diminuir um pouco.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu consegui me organizar mesmo pros projetos que estou participando, essa semana HAHAHAHAHAHAH
    Coloquei na meta ler mais dos meus autores favoritos (king e agatha) ler mais livros em inglês e ouvir mais audiobooks em inglês também. Também fiz a listinha de 12 ebooks nacionais pra ler esse ano e confesso que tô sentindo o cheiro do flop, mas sigo na esperança!
    Amei seu post!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Malu! Tudo bem?

    Eu conheço boa parte dos livros que você leu em 2019 e adoro "Os noivos do inverno". Gostei das suas metas/projetos de leituras para 2020 e vou ficar na torcida para você conseguir alcançar o seu objetivo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu,
    menina dos livros citado por você entre as suas leituras de 2019 eu só li Uma Curva no Tempo e assim como você chorei horrores com o livro, o pior, eram 2 da manhã e eu morri de mendo de acordar minha mãe porque estava chorando por causa de um livro kkkkkkkkk.
    Sobre as suas metas, eu preciso começar a ler livros em inglês tipo muito urgente, preciso concluir séries que comecei e não dei continuidade e claro preciso ler parte dos mais de 100 livros que estão encalhados na estante também!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  7. Não lembro de ter lido um livro ruim em 2019. Para falar a verdade, eu li pouco em 2019, coisa que não quero repetir em 2020. Pra 2020, minha unica meta pra 2020 é ler pelo menos um livro por mês. abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ameeei o seu post, nossa li uns livros bem ruins em 2019 como o acordo da Elle Kennedy e uma casa no fundo de um lago do Josh Malerman que me traumatizaram muito.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Malu! Feliz ano novo para você também.
    Eu ainda não fiz meu balanço de melhores ou piores do ano, ainda pretendo fazer. Obrigado por suas dicas, pois ainda não li nenhum desses que citou, tem um que iria comprar o da Sylvia Day, mas já desisti vou ver no kindle primeiro kkk. Parabéns pelo post, anotando os que citou, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Malu! Gostei dos seus livros de 2019, deles quero ler Os noivos do Inverno e a continuação e A paciente silenciosa. Já da sua meta, espero muito que você goste de Norte e Sul, eu adoro! rs
    Estou lendo Mulherzinhas no momento e está num ritmo bem bacana e Quando a noite cai é uma fofura e muito engraçado!
    Boas leituras em 2020!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá. Feliz 2020 para você. Sua lista ficou bem interessante. Eu li Uma curva do tempo e achei uma história tocante, gostei de sua prioridades para 2020, principalmente sobre os clássicos. em minha meta, coloquei mais livros de sebo

    ResponderExcluir
  12. Nossa, sim! Os Noivos do Inverno e Desaparecidos em Luz da Lua foram duas ótimas surpresas em 2019.
    Eu até queria ler essa duologia The Girl from Everywhere mas já vi muitos comentários negativos sobre o segundo livro que desisti.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  13. Fechar o ano e ver o quanto aproveitamos nas leituras é maravilhoso, né?
    Também conhecei vários personagens marcantes. Não estabeleci nenhuma meta para 2020, mas também quero ler mais nacionar e tentar me arriscar no inglês, pois está bem enferrujado por aqui rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  14. Oi, ainda não li nenhum dos livros que citou mas sou bem curiosa para ler A paciente silenciosa. E também quero muito ler Norte e Sul por amar os livros da autora, quem sabe esse ano eu consigo. Fico na torcida para que alcance seus objetivos literários em 2020.

    ResponderExcluir
  15. Sylvia Day decepcionou miitos fãs com esse livro.
    Que 2020 seja de sucesso pra ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Malu, tudo bem?
    Outra blogueira que amou teu post: eu, XD. Também estou criando metas para leitura esse ano e espero cumprir todas antes do fim do ano, rs. Mas como eu tenho bastantes livros físicos e e-books, conseguirei sem dúvida. Porque esse ano estou pronta para bons tempos!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Malu!!!
    O ano passado foi um ano complicado e bem menos livros que gostaria.
    Esse ano eu já li "Mulherzinhas", porque não consegui não ler esse amorzinho e quero ler também "Norte & Sul".
    Adorei como foi seu ano de 2019 e espero que 2020 seja melhor.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    adorei o post, foi um ano bem produtivo, eu li "Um caso perdido" e lembro que foi uma leitura boa e triste, e to querendo ler Colleen esse ano.. esse ano não to fazendo muitos planos para leituras, mas quero ler muitos livros lindos!
    Que seja um ano de muitas leituras pra nós!

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, adorei a postagem, que 2020 seja tão bom como 2019 foi, mesmo sendo um ano intenso 2019 teve suas partes boas não é mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Mulher, eu digo: é impossível não chorar com Uma curva no tempo. Eu fico imaginando que se com as páginas eu já me desfiz em lágrimas, imagina se uma história dessa é adaptada para o cinema? Sonho ou pesadelo? hahahahha Curti muito o teu post e de como as respostas são de gêneros bem mistos, arrasou!

    Beijos,
    www.lunaliteraria.com

    ResponderExcluir