Balanço das Leituras de 2018



Feliz Ano Novo, pessoal! Que 2019 seja um ano repleto de alegria, paz, sucesso e, claro, leituras maravilhosas. Eu já comecei a preparar os novos conteúdos aqui e vocês podem esperar muitas dicas de livros e projetos bem bacanas por aqui. Mas, antes disso, quero fazer um balanço das minhas leituras do ano que passou.
Eu sei que o mais comum é fazer esse tipo de post no último dia do ano, porém, eu li até o dia 31 de dezembro e achei melhor escrever o post só em janeiro, para contemplar todas as leituras de 2018. Então, sem mais delongas, vou apresentar um apanhado do que considerei os melhores e os piores em várias categorias.


O melhor livro: Claro que eu não iria conseguir escolher só um né? Até parece que vocês não me conhecem. Por motivos diferentes, esses três livros mexeram comigo e foram os meus favoritos de 2018: O ódio que você semeia, da Angie Thomas; A Heroína da Alvorada, da Alwyn Hamilton; e All your perfects, da Colleen Hoover. Já tem resenha dos dois primeiros aqui e aqui, respectivamente, e do terceiro eu vou deixar o link para o Skoob aqui, para vocês conferirem a sinopse.
O pior livro: Encontro com o marquês, da Gabriela Macedo. Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu amo romances de época, mas esse, infelizmente, não funcionou para mim e eu não gostei de absolutamente nada na leitura. Porém, vou deixar o link para o Skoob aqui para vocês conhecerem a sinopse. Afinal, o fato de eu não ter curtido a leitura não significa que acontecerá o mesmo com vocês.


A maior surpresa: Tive duas ótimas surpresas esse ano, que se destacaram por motivos diferentes. Interferências me surpreendeu porque era um livro que eu não tinha grandes expectativas e estava preparada para não gostar, porém, eu amei a leitura (confiram a resenha aqui). O outro é Volte para mim, da Paola Aleksandra, que me surpreendeu muito por se tratar do livro de estreia da autora. Eu, sinceramente, não esperava encontrar um romance tão tocante e bem construído. Já saiu resenha sobre ele aqui, mas não preciso nem dizer que recomendo muito né?
A pior decepção: Sem dúvida, Tempestade de Guerra, da Victoria Aveyard. Esse era um dos livros que eu estava mais ansiosa para ler em 2018 e acabou sendo extremamente frustrante. A leitura foi excelente na maior parte do livro, mas um final fraco, mal explicado e com cenas decisivas muito mal escritas, acabou sendo extremamente decepcionante. Resenha aqui.
O livro que mais me fez chorar: Eu pensei em citar outros livros nessa categoria, mas acho que o campeão foi mesmo Kingdom of Ash, da Sarah J. Maas. Claro que o último livro da série Trono de Vidro não poderia ficar de fora desse post e essa categoria acabou sendo perfeita para ele. Eu chorei em momentos tristes, chorei em momentos alegres, chorei porque estava acabando, chorei de emoção, enfim... Esse livro acabou comigo, e eu amei demais.
O livro que mais me fez rir: Aqui, a escolha foi muito fácil. Os 12 signos de Valentina, da Ray Tavares. Esse livro poderia estar na categoria anterior junto com Kingdom of Ash, porque eu chorei muito enquanto lia, só que foi de tanto rir. Eu me diverti muito com essa leitura e dei muitas risadas com as confusões vividas pela protagonista, Isadora. Confiram a sinopse no Skoob.


Meu personagem favorito: Chaol Westfall, da série Trono de Vidro. Eu amo o Chaol desde o primeiro livro da série. Porém, depois de ler Torre do Alvorecer (resenha aqui), foi impossível não admirar esse personagem ainda mais e querer guarda-lo em um potinho. Mas, dessa vez, preciso fazer uma menção honrosa para outras duas personagens: a Amani, da série A Rebelde do Deserto, que está simplesmente incrível no livro A Heroína da Alvorada; e a Eveline, do livro Seduzida por um guerreiro escocês, que é uma das protagonistas mais fortes e surpreendentes que já li.
O personagem mais irritante: O Arthur, de A promessa da rosa. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Babi A. Sette e, infelizmente, não foi dos melhores. Ainda quero ler outros livros da autora, mas esse me irritou bastante, principalmente por causa do mocinho. Para mim, Arthur é a própria definição de macho escroto e foi, sem dúvida, o personagem mais irritante do ano.
Casal favorito: Helen e Rhys, do livro Uma noiva para Winterbone, da Lisa Kleypas. Ele foi um dos meus romances de época favoritos do ano (inclusive, estou devendo a resenha dele) e eu simplesmente amei esse casal. Os dois já haviam roubado a cena em Um sedutor sem coração e, nesse livro, se mostraram perfeitos juntos. Um desperta o melhor do outro e foi um romance lindo de acompanhar.
O pior casal: Kathelyn e Arthur, de A promessa da rosa. Se o Arthur foi o personagem mais irritante, é claro que eu não gostei nadinha desse casal. Ele é um verdadeiro embuste e eu ficava revoltada a cada vez que Kathelyn se deixava levar por ele. Uma relação abusiva, cheia de melodrama e que me irritou praticamente o livro todo.


O melhor enredo: Corte de Névoa e Fúria, da Sarah J. Maas. Meu 2018 foi dominado pelos livros da Sarah e fiquei dividida entre dois deles para essa categoria: Kingdom of Ash e Corte de Névoa e Fúria. Porém, optei pelo segundo por ser um livro mais surpreendente. As reviravoltas do enredo foram muito bem construídas e me deixaram de queixo caído até o último momento. Já tem resenha sobre ele aqui, mas não preciso nem dizer que amei né?

O pior enredo: Encontro com o marquês, da Gabriela Macedo. Como eu disse antes, nada nesse livro me agradou. Portanto, foi o que achei o enredo mais fraco.

O maior livro lido: Kingdom of Ash, da Sarah J. Maas. Com 992 páginas, ele não teve concorrência. Foi o maior livro que li em 2018 e, por enquanto, na vida. Será que em 2019 eu encontro um calhamaço maior?
 O menor livro lido: Tecnicamente, o menor livro que li em 2018 foi a HQ Loki: Agente de Asgard, com 124 páginas. Porém, por se tratar de uma HQ, eu resolvi incluir outro livro que também era bem pequeno: Uma noite inesquecível, da Lisa Kleypas, que tem 144 páginas.

A meta de leitura era? 90 livros
Total de livros lidos: 95 livros
Minha meta para 2019 é: 100 livros.

E vocês, fizeram boas leituras em 2018? Me contem aí nos comentários quais foram os melhores e os piores livros que vocês leram no ano que passou e quais são as suas metas para 2019.

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Caramba, 95 livros? Arrasou! Adorei esse balanço geral das leituras de 2018. "Interferências" também foi uma surpresa para mim, sem dúvidas. Quero muito ler "Os 12 signos de Valentina".

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Nossa que lista grande!!! Meu sonho ter conseguido ler 95 livros, te invejo muito kkkkkk. Eu quero muito ler O ódio que você semeia e Volte para mim e espero poder ler eles este ano. Estou a exatamente 1 ano enrolando para ler Corte de Névoa e fúria e para ser bem honesta, não sei dizer porque, eu simplesmente comecei e aí parei e nunca mais coloquei as mãos nele, vou reparar isto este ano.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Chocada com a sua produtividade! 95 livros O.O
    Não estabeleci nenhuma meta, mas cheguei perto doa 70 (ainda bem que fui marcando no skoob). Gostei das suas leituras! Esse ano quero tentar ler O ódio que vc semeia. Eu assisti a adaptação e gostei bastante da história. Agora preciso dar uma chance pro livro.
    FELIZ ANO NOVO!

    Desejo que seu ano seja de muitas realizações.
    E que ultrapasse essa nova meta de leitura
    Beijos

    Sai da MInha Lente

    ResponderExcluir
  4. Quantas leituras maravilhosas... Eu li pouquíssimo ano passado mas felizmente a maioria me proporcionou boas experiências. Os livros da Sarah são meu xodó e vê-los em destaque em sua listinha me enche de felicidade. Minha meta para esse ano também será de 100 livros, vamos ver se eu consigo chegar lá.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu li tão pouco ano passado :( Mas pretendo recuperar o pique esse ano! Tem tanto livro aí que queria ler, acho que principalmente os da Sarah J Maas, acredita que ainda não li nada dela? Feliz ano novo!!!!

    www.ironicageek.com

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Li bem pouco devido pouco tempo entre trabalho e faculdade, mas tive excelentes leituras.
    Confesso que nenhum livro da escritora de Trono de Vidro me cativou. Nenhum mesmo. Tentei de todas as formas, mas escrita dela não me envolve em nada e por isso acabei desistindo, porém fico feliz por gostar.
    Também adoro romances de época e espero lê-los abundantemente este ano, como esse da Paola.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? 2018 infelizmente não consegui bater minha meta pessoal, porém fiquei feliz com a quantidade que li. Dos seus citados concordo com a escolha de Helen e Rhys como um dos melhores casais, e de A Heroína da Alvorada aparecer em melhor livro. Tenho grande curiosidade em ler esse citado da CoHo e o da Sarah J. Maas, mas como dependo deles virem para o BR, aguardo ansiosa hehe Fazer esse balanço do ano é sempre ótimo né?! Particularmente amo, até para ver como foi o andamento total. Adorei as suas escolhas, e pretendo fazer um assim no blog, porém mais dividido hehe Peguei algumas dicas também <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu acho bem bacanas posts assim, pena que sou um tanto desorganizada para fazer isso todo ano kkkkk
    Bom, dos melhores livros eu ainda não li nenhum, mas quero muito ler "O ódio que você semeia" e "All you perfects" deve ser lindo.
    E eu fiquei super animada com o 12 signos de Valentina ao ver que você chorou de rir, faz tempo que não leio um livro que me faça rir bastante.
    Enfim, que 2019 seja uma ano maravilhoso para você, tanto em relação à leitura quanto a sua vida como um todo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Malu. Eu quero muito ler O ódio que você semeia e Uma noite inesquecível, eu li os outros livros da série e me apaixonei, estou louca por esse. Achei seu post muito legal, você não falou só das melhores leituras e gostei de saber como foram as leituras para você.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei seu balanço de leituras de 2018.
    Quero finalizar a leitura de A heroína da alvorada, gostei bastante da escrita da autora.
    Lisa Kleypas sempre me encanta com seus enredos e Helen e Rhys foi uma grata surpresa.
    Que 2019 traga ótimas leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Eu me diverti muito com os 12 signos de valentina também! Ótimas leituras!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Malu! Gostei do seu balanço geral de 2018! Eu li Tempestade de Guerra e até gostei do final, mas realmente foi tudo muito corrido, o que me leva a crer que teremos alguma sequência por aí. Adoro o Rhys e a Helen, mas acho que gostei mais da Pandora e do Gabriel de Acordo Pecaminoso! rsrs
    Estou devendo a leitura de Corte de Névoa e Fúria, quem sabe sai esse ano. rsrs S
    Ainda não estabeleci uma meta, mas é bem complicado, geralmente eu não consigo bater e fico muito frustrada com isso...
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler O ódio que você semeia e tenho Encontro com o marquês aqui no celular para e agora fiquei curiosa para saber porque nada te agradou rsrs. Os 12 signos de Valentina está na minha lista de desejos, sou meio louca por signos. Adorei ver que ultrapassou sua meta, parabéns e que essa ano seja ainda melhor. Feliz 2019.

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    Caramba eu estava com altas expectativas para Tempestade de guerra mas só leio criticas negativas, então vou ler sem nenhuma expectativa! Você arrasou nas leituras e adorei saber quais foram os melhores e os piores e sua meta para este ano, enfim adorei o post! Tive várias leituras também, mas o pior sem duvidas foi Gaiola dourada

    ResponderExcluir
  15. Oi Malu, eu estava curiosa para conferir o seu resumo de leituras. Ainda não li nenhum dos livros que você leu, mas se quiser tentar novamente ler algo da Babi A. Sette, sugiro Não me esqueças, foi o único que li dela. Fiquei feliz de ver a Lisa Kleypas na lista, gosto muito dela. Preciso ler os livros da Sara.

    ResponderExcluir
  16. Hey. Eu li poucos livros em 2018, mas fiquei muito satisfeita com as leituras que fiz e com o ritmo que tive :)) tinha estipulado uma meta e ela foi quase alcançada. Esse ano estou usando o mesmo método de organização da meta e espero que eu seja bem sucedida de novo. risos.
    Mds, como você consegue ler tantos livros????? Quando crescer quero ser igual hahaha.
    Mas, então, ainda não li nem um dos livros que você escolheu, mas parabéns por conseguir dividir eles em categorias assim.

    ResponderExcluir
  17. Olá, quanta leitura boa, em 2018 li tão pouco que neste ano já organizei minhas TBRS mensais, espero conseguir ler mais, dos livros mencionados quero muito conhecer Interferências, beijos!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras