Retrospectiva - Troféu Literário 2017


Último dia do ano é hora de fazer um balanço das leituras, não é mesmo? E, para fazer uma retrospectiva bem legal, vou responder ao Troféu Literário 2017. Esse projeto foi criado pelo blog Além do Livro e inclui várias categorias legais nas quais vou falar um pouco sobre as leituras que fiz ao longo do ano. Para quem quiser conhecer melhor o projeto e todas as categorias, vou deixar o link para o post no blog Além do Livro, aqui.
Como são muitas categorias, não vou falar com muitos detalhes sobre os livros. Mas todos que forem mencionados aqui e já tiverem resenha no blog, eu vou deixar o link. E, caso sejam livros que eu ainda não resenhei, vou deixar o link direcionando para o Skoob, para que vocês conheçam mais sobre a sinopse.

⧪ Os melhores e os piores
O melhor livro: Para mim, foi muito difícil responder essa categoria, mas acabei escolhendo o livro que mais mexeu comigo esse ano: It ends with us, da Colleen Hoover (Skoob). Ele traz uma temática muito forte e que precisa muito ser discutida. Felizmente, a Galera Record irá publicá-lo no Brasil no comecinho de 2018 e vou aproveitar para postar a resenha em breve. No entanto, preciso fazer uma menção honrosa para outros três livros que considerei incríveis: O conto da aia, da Margaret Atwood (Skoob); Tartarugas até lá embaixo, do John Green (resenha aqui); e Trono de Vidro 4: Rainha das Sombras (resenha aqui).

O pior livro: Fiquei em dúvida entre dois livros que quem me acompanhou ao longo desse ano saberá quais foram. Mas acabei optando por Corpo, da Audrey Carlan, pois os problemas que encontrei nessa obra são mais graves, principalmente a romantização de relacionamentos abusivos. Foi uma leitura que me incomodou profundamente e sobre a qual falei com mais detalhes na resenha (aqui).

O livro com a melhor capa: Além de ser um amor em forma de livro, O sol também é uma estrela, da Nicola Yoon, tem uma das capas mais bonitas e originais que já vi. Sou completamente apaixonada por ela e pelo livro em si (resenha aqui). Menção honrosa: O príncipe corvo, da Elizabeth Hoyt

O livro com a pior capa: Foi difícil escolher, porque as editoras têm realmente caprichado nas edições. Mas uma capa que não consigo gostar é a de Carbono Alterado, do Richard Morgan (Skoob). No entanto, ressalto que ainda não li o livro e pode ser que a capa faça sentido dentro da história.

O melhor enredo: Li muitos livros esse ano, mas o que me agradou da primeira à última página, com um enredo eletrizante e cheio de reviravoltas foi Trono de Vidro 4: Rainha das Sombras, que expandiu o universo da série de maneira impressionante e desenvolveu muito os personagens.

O pior enredo: Difícil escolher, mas acredito que Três coroas negras, da Kendare Blake (resenha aqui). O enredo em si não é ruim, porém, ele foi pessimamente desenvolvido pela autora. Sabe quando você está lendo um livro e parece que nada acontece? Então, foi essa sensação que tive ao longo de mais de 200 páginas desse livro, o que não seria um problema tão grande se ele não contasse com apenas 300 páginas.

⧪ Os personagens:
O meu personagem queridinho: Claro que não poderia escolher só um né? Então, dividi em duas categorias. O melhor personagem masculino, para mim, foi o Owen do livro Confesse (resenha), da Colleen Hoover, mas com menção honrosa para o Chaol e o Dorian de Trono de Vidro. Já a melhor personagem feminina foi a Lila, de Um tom mais escuro de magia (resenha).

O personagem que mais me deu nos nervos: Preciso dizer que foi a Gillian, do livro Corpo? A dependência dela em relação ao mocinho e facilidade com que ela entra em um relacionamento abusivo, mesmo já tendo passado por isso antes, me irritaram profundamente. 

O meu casal queridinho: Dos vários casais que eu amei esse ano, preciso dizer que a Hannah e o Garret do livro O Acordo, da Elle Kennedy, roubaram meu coração em janeiro e reinaram absolutos o resto do ano. Resenha aqui.

O casal que me fez querer vomitar: Nem vou perder tempo explicando, porque é meio óbvio né? Gillian e Chase, do livro Corpo.

O personagem coadjuvante que roubou a cena: Manon Bico Negro, de A Rainha das Sombras. Eu odiei essa personagem no terceiro livro, mas no quarto ela rouba a cena e se mostra uma das personagens mais incríveis da série.

O personagem coadjuvante que eu mataria: Acho meio pesado falar que mataria um personagem, porém, lembrei da Zara de Senhor das Sombras (Skoob), da Cassandra Clare, e preciso dizer que se tem um personagem que merece esse destino só pode ser ela.

⧪ As surpresas e decepções:
O autor que mais me surpreendeu: Acredito que tenha sido a Alwyn Hamilton, que, em seu romance de estreia, escreveu um dos livros de fantasia mais originais e envolventes que já li, A rebelde do deserto (resenha aqui). Menção honrosa: John Green que superou minhas expectativas com seu novo livro, Tartarugas até lá embaixo

O autor que mais me decepcionou: Surpreendentemente, foi a Stephanie Perkins com o livro Lola e o garoto da casa ao lado. Não que eu tenha achado o livro ruim, porque eu até gostei (resenha aqui). No entanto, depois de ter lido Ana e o beijo francês e me apaixonado pela escrita dela, eu esperava muito mais.

O livro que mais me surpreendeu: Se tem um livro que me surpreendeu esse ano, foi Guerra do Velho, do John Scalzi (resenha aqui). Eu não tenho o hábito de ler ficção científica e tinha muito medo de que essa fosse uma leitura cansativa para mim. No entanto, eu devorei o livro e amei a leitura do começo ao fim.

O livro que mais me decepcionou: Sem dúvida, foi Três coroas negras, da Kendare Blake. Eu tinha uma expectativa altíssima para esse livro mesmo antes da Globo Alt anunciar que iria publicá-lo, mas, quando li, não encontrei nada do que eu esperava.

⧪ As sensações:
O beijo que me fez suspirar: Não apenas o beijo, mas todo romance da Anne e do Daniel no livro Uma noite como esta (Skoob) me fizeram suspirar. Ainda não fiz resenha sobre esse livro, mas gostei bastante e, em breve, falarei mais sobre ele aqui no blog.

O trecho que mais me marcou: Claro que seria um dos vários trechos que destaquei em Tartarugas até lá embaixo, do John Green: “Somos o narrador, o protagonista e o coadjuvante. O contador da história e a história em si. Somos alguma coisa de alguém, mas também o nosso eu.”

A história que mais me inspirou: Pela temática que o livro aborda e pela forma como a autora consegue colocar o leitor no lugar da protagonista, não poderia citar outro que não It ends with us, da Colleen Hoover.

O livro que acabou com as minhas lágrimas: Eu sou a maior chorona do universo, mas esse ano até que não derramei tantas lágrimas assim. No entanto, eu quase desidratei lendo Sete minutos depois da meia-noite, do Patrick Ness (resenha aqui).

A trama que me causou arrepios: Achei essa pergunta difícil, mas acabei escolhendo uma das minhas leituras mais recentes: Fraude legítima, da E. Lockhart (Skoob). Quando eu entendi do que realmente se tratava esse livro e o que estava acontecendo, confesso que fiquei assustada com o que estava lendo. Sem dúvida, esse enredo me causou arrepios.

O livro que mais me deixou curioso: Poderia mencionar novamente o Fraude legítima, porque o livro tem um mistério que me manteve presa na leitura. No entanto, como depois de um tempo o livro se desenvolveu de uma maneira previsível, optei por escolher Trono de Vidro 5: Império de Tempestades que, apesar de não ser um suspense, tem um final daqueles que deixam o leitor curiosíssimo para saber o que vai acontecer depois (resenha aqui).

A obra que me fez gargalhar: Eu não li muitos livros desses hilários esse ano, mas o que chegou mais perto de me fazer gargalhar foi Menina de Vinte, da Sophie Kinsella (resenha aqui).

A história da qual mais sinto saudades: Não podia ser outro que não Minha vida fora de série – 4ª temporada, da Paula Pimenta (resenha aqui). Eu amo o universo criado pela Paula desde que li Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani, e toda vez que termino um livro dela fico com saudade dos personagens. Já quero o próximo livro, porque estou sentindo falta do Rô e da Pri.

O crime que me pegou de surpresa: Não posso responder precisamente o que aconteceu, mas no final de O Senhor das Sombras acontece um crime que eu realmente não estava esperando e que partiu meu coração.

⧪ Os mais:
A leitura mais difícil: Pelos temas dolorosos que abordam, não poderia citar outros que não O conto da aia e It ends with us. E que fique claro que por leitura difícil não quero dizer um livro cansativo de ler, mas foram livros que trouxeram vários momentos perturbadores e que passam longe de ser uma leitura leve e descontraída.

A leitura mais fácil: Acredito que vários livros que li esse ano se encaixariam aqui, mas escolhi Casada até quarta, da Catherine Bybee (Skoob). É uma leitura muito leve e gostosa, daquelas que a gente já sabe exatamente o que vai acontecer, mas se envolve com a história mesmo assim.

O livro que li mais rápido: Sem dúvida, foi ABC do Amor, das autoras A. C. Meyer, Brittainy C. Cherry e da Camila Moreira (resenha aqui). São três contos muito gostosos de ler e que concluí em questão de horas.

O livro que mais demorei para ler: Tendo arrastado essa leitura por quase três meses, não poderia citar outro que não Trono de Vidro 3: Herdeira do Fogo (resenha aqui). Falei com mais detalhes na resenha, mas demorei tanto lendo esse livro que quase abandonei a série.

Por fim, em 2017, minha meta era ler 80 livros e terminei o ano com 73 leituras. Para 2018, minha meta é ler 90 livros.

E vocês, o que leram em 2017? Me contem quais foram suas leituras mais especiais e aquelas que acabaram sendo decepções. E, para quem se interessou por algum dos livros que citei, todos eles estão disponíveis na Amazon.
Aproveito para dizer muito obrigada a todos os meus leitores que estiveram interagindo comigo aqui e nas redes sociais do blog. Agradeço também à Galera Record, ao Grupo Editorial Record e aos autores que confiaram no meu trabalho e me proporcionaram leituras maravilhosas. Desejo um feliz Ano Novo a todos vocês e que 2018 venha cheio de alegrias e realizações!

27 comentários:

  1. Olá! Dos seus melhores, adorei Menina de 20, realmente é um livro divertido. Sobre os demais, gostei das indicações - mesmo para o livro da Kendare Blake, fiquei curiosa sobre ele. Quero muito ler O conto da aia, além de Tartarugas até lá embaixo. Parecem realmente ótimas leituras.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucy! Tudo bem?
      Fico feliz que você tenha se interessado pelos livros que citei no post, até mesmo Três coroas negras haha. Acho que você deve ler para tirar suas próprias conclusões e espero que sua experiência de leitura seja melhor do que a minha.
      Depois me conta o que achou dos livros.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Malu, mas você leu pra caramba! Eu não posso me orgulhar das minhas leituras, porque o ano foi meio bagunçado, e mesmo não contando, acho que li entre 20 e 30 livros. Adoro essas listas de fim de ano, porque ajuda a conhecer livros e também a excluir outros. O Corpo, por exemplo, pra eu correr, porque não tenho estômago pra nada que envolva relações abusivas e violentas em pleno século XXI, e tem gente tentando romantizar isso.
    Adorei mesmo sua lista, e sou louca pra ler a série do Trono de Vidro, porém não tenho nenhum =( . Mas vou anotar todas as suas impressões!
    Feliz 2018!
    Bjos <3
    http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Tudo bem?
      Não fica chateada com as suas leituras, pois tem anos que são mais corridos mesmo e fica difícil ler.
      Infelizmente, Corpo foi um livro que me incomodou bastante e, realmente, não recomendo a leitura para quem também se incomoda com esse tipo de relacionamento sendo romantizado.
      Fico feliz que tenha gostado da lista e, com relação à Trono de Vidro, os dois primeiros volumes estão disponíveis no Kindle Unlimited. Então, se você for assinante desse programa, acho que é uma boa chance para começar a série esse ano.
      Feliz 2018 para você também e que esse ano seja recheado de ótimas leituras.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Malu td bem?
    Tenho tbm meus livros tops kkkkk, esse ano li 92 livros estou tbm fazendo uma listinha dos mais, mas sou muito indecisa em escolher só alguns, pois os livros que li esse ano foram muitos bons, alguns da sua lista já li e são realmente bons, os outros deixei anotado como dica de leitura, obrigado. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Tudo bem, e você?
      Nossa, você leu bastante! Fica difícil mesmo escolher os favoritos quando lemos muitos no ano. Eu custei a escolher esses e ainda estou com o coração apertado pelos que não mencionei.
      Espero que você leia aqueles que te interessaram da lista e sejam todos ótimas leituras.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Maria.
    Também li Anna da Steph e amei, fiquei meio receosa a respeito de Lola agora, tenho esse livro e sou louca para ler ele.
    Jura que você não gostou da capa de Carbono Alterado? Eu adorei essa capa, bem o estilo que eu gosto, rs
    Os livros da Lockhart estão na minha lista de leitura, os livros dela parecem ser ótimos!
    Adorei o seu balanço, que o ano de 2018 seja de boas leituras para você!

    ResponderExcluir
  5. Olá que postagem maravilhosa, quantas leituras boas, quanto livro! Adorei suas respostas, estou pensando em reproduzir lá no blog com os livros que li e minhas opiniões, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola!!

    Estou louca para ler It ends with us! Só vejo coisa boa sobre esse livro!! Adorei as capas da trilogia principe da Elizabeth Hoyt...sáo lindas demais!!

    Esse ano li menos que eu gostaria e mais do que pensei, então estou no lucro!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, super legal seu troféu literário. Eu gosto da capa de Carbono Alterado, espero que goste quando realizar a leitura. E a Lila é mesmo uma personagem maravilhosa. Estou curiosíssima para ler Fraude legítima.

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    Nossa quantas escolhas, mas vi que tudo que era ruim tinha o livro" Corpo" sinal que vou passar longe dele. Eu amo todos os casais da série Amores improváveis, mas vamos combinar que Hannah e o Garret tem seu lugar marcado no coração dos leitores. Na medida que fui lendo fui imaginado minhas respostas. De modo geral todas as leituras esse ano de 2017 foram agradáveis não tenho nenhuma ruim, só com leves falhas. Adorei poder ler sua retrospectiva!

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Que post maravilhoso!!!!
    Compartilho de opiniões parecidíssimas com as suas, principalmente sobre Owen e Lila que foram na minha opinião os melhores personagens de 2017.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Adorei essa ideia de post, bem criativa. De tantos livros lidos por você, não li nenhum e desconhecia a maioria. Vi bastante coisa sobre O Sol também é uma estrela e estou bem ansioso para ler. Anotei alguns dos livros pelos quais mais me interessei aqui, quem sabe eu leia um dia.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    adorei o post, jura que tu nao curtiu Lola e o garoto da casa ao lado? eu adorei esse livro, para mim foi o melhor dela. Adorei demais os livros citados e quero para ontem o da Colleen Hover, que esse ano venha mais leituras maravilhosas para vocês

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei seu comparativo!
    Comecei ler Corpo e não desceu, sério que coisa mais coisada aquele livro kkkkkk
    Três coroas negras eu adorei a proposta, mas dormi lendo umas tres vezes, por fim desisti porque por mais que a historia pudesse ser incrível não tenho a vida toda pra esperar algo acontecer kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei a ideiai da retrospectiva e me senti triste por vc não ter gostado de Tres Coroas Negras, mas por outro me deixou com vontade de ler Trono de Vidro. Confesso que so li o primeiro e estou com os outros parados na estante. Tentarei le-los esse ano. Boa sorte na sua meta de 2018! Bjs, nTell me a Book

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Nossa, tu realmente não curtiu Corpo né. Não foi um dos meus livros favoritos, mas tb não achei tãaaao ruim assim. Meu casal preferido também é Hannah e Garret, amei os dois!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Que post completo e maravilhoso.
    Em 2016 quando li o It ends with us, ele também foi minha leitura favorita, porque mexeu muito comigo, como a CoHo foi desenvolvendo o livro e tudo mais. Chorei muito no final. Eu não li Corpo e realmente não tenho interesse nenhummmmmmmm! Enfim, parabéns pelas leituras, espero que esse ano tenhas muito mais :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  16. ah,vc ate que foi bem na sua meta... eu nao saberia classificar minhas leituras em tantas categorias hahaha
    espero que 2018 seja bem proveitoso, com autores e histórias que te surpreendam...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Eu adorei seu post, fiz no meu blog também!
    Poxa, que pena o Três Coroas Negras não ser bom assim, ele está na minha lista há tempos pois li a sinopse e achei incrível. Já vou rever a lista. Hahaha

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa que resumão bacana de 2017. AH agora fiquei com mega vontade de ler o 4 de Trono de Vidro, como assim Manon muda? JÁ QUERO ME SURPREENDER! Ainda bem que a Record já vai lançar esse livro da CoHo pois é o que mais ouço falar bem, e fã da autora, preciso para ontem! Ainda não li Alwyn mas já quero me surpreender. Adorei suas escolhas!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. O conto da Aia é um livro tenso mesmo, deixa a pessoa em choque e eu li e assisti a série juntos, foi uma overdose

    ResponderExcluir
  20. Super de acordo com suas escolhas para melhor capa. Lindas mesmo! E todos que foram citados por você em Melhor Livro estão na minha lista para este ano.
    Bjs
    Luana

    ResponderExcluir
  21. Oie
    adoro saber sobre as leituras dos outros hehe Menina de vinte é um livro que esta na minha lista faz tempo e sou louca para ler, O sol também é uma estrela é um livro maravilhoso não só pela capa. To louca para ler Confesse pois amo a autora

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Caramba tu leu pacas heim! rsrs
    Não li nenhum livro de sua lista, mas quero muito ler contos de Aia e Guerra do velho. Concordo que a capa de O príncipe corvo é linda.
    Adorei sua lista
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. Ai que post amor!!! Adoro este tipo de retrospectiva em que vemos o melhor e o pior. Não concordo com todos que você elegeu, mas despertou a curiosidade dos que eu ainda não li.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, adoro retrospectivas. Você fez excelentes leituras em 2017, a maioria eu ainda não li e anotei as dicas aqui.

    Que 2018 seja ainda melhor!

    Abraços

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras